
Na manhã dessa sexta-feira (22) policiais militares do 3º Batalhão da PM fizeram mais uma simulação e validação do OCOP - Programa de Obtenção da Capacidade Operacional Plena.
Todas as semanas, policiais da administração apoiam de forma extraordinária a validação do OCOP em Dourados.
Ação na sexta
Pela manhã o comando reuniu os policiais envolvidos na ação e os distribuiu em equipes nos12 setores.
Os atendimento 190 funcionou normalmente durante o período, gerando diversos despachos . Contudo foram abordadas 40 pessoas e vistoriados 13 veículos.
Devido ao uma suposta ameaça ocorrido na escola Presidente Vargas, equipes foram mobilizadas para apoiar a coordenação da escola. A suspeita seria a de uma suposta ação criminosa, rapidamente identificada com uma falsa notícia de crime.
A validação do OCOP ocorre com apoio dos policiais da administração do 3º Batalhão, com apoio da 9ª Companhia, ambos dr Dourados.
Na junção de esforços, o tenente coronel PM Helbert é o Tenente Coronel PM Alex, analisam como muito positivas as ações simuladas do OCOP na cidade.
A atuação das 12 equipes operacionais, soma das as equipes de cobertura especializada, ao assumir o serviço nas áreas, acabam zerando as filas de atendimentos emergenciais.
O 3º Batalhão possui atualmente um curso de formação de soldados em andamento. A validação do OCOP junto à Sejusp e ao comando da corporação, servirá como parâmetro para uma possível distribuição desses novos policiais militares nas unidades de Dourados.
Nas últimas simulações os resultados foram positivos e zeram a fila no atendimento de o ocorrências. Essas simulações devem ter continuidade, além de receber a operação lei seca em seu escopo até o final do ano.
A comunidade já vê com bons olhos as ações que aumentaram a ostensividade da PM em Dourados. Isso também aumentou a sensação de segurança na cidade.