Menu
Quinta, 28 de março de 2024

Operação apreende 25 toneladas de mel com suspeita de fraude em Minas Gerais

Estabelecimentos usavam açúcar líquido invertido em substituição ao mel ou em mistura para aumentar o volume do produto

22 de nov 2021 - 08h:22 Créditos: Canal Rural
Crédito: Imagem Ilustrativa

Uma operação conjunta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF) apreendeu na última semana cerca de 32 toneladas de açúcar invertido (xarope de açúcar) e 25 toneladas de mel com suspeita de fraude.

A ação fiscalizou oito estabelecimentos de produção de mel no município de Campestre (MG). O objetivo objetivo desarticular organizações criminosas que atuavam no local, adulterando e falsificando mel.

mel com suspeita de fraude
Foto: Mapa


“O uso de açúcar líquido invertido em substituição ao mel ou em mistura para fins de aumento de volume do produto é prática irregular e é considerada fraude conforme definição constante do artigo 504 § 2º inciso II do decreto 9.013/17”, afirma o chefe do 5º Serviço de Inspeção de Produtos Agropecuários, Pedro Bueno.

Ele estima-se que os ganhos irregulares com essa prática seriam da ordem R$ 26 mil a R$ 28 mil por tonelada produzida. Os produtos com suspeita de fraude serão encaminhados ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária no Rio Grande do Sul (LFDA-RS), onde passarão por análises de razão isotópica do carbono.

Participaram da operação 16 auditores fiscais federais agropecuários e agentes de inspeção de produtos de origem animal

Fraude no mel

O açúcar líquido invertido é o produto originário da quebra da sacarose (açúcar obtido da cana de açúcar). Isso gera uma solução de glicose e frutose que consiste em um líquido bastante semelhante ao mel, mas sem as características nutricionais e funcionais do mel, que lhe agregam o valor diferenciado.

Segundo o Mapa, a Câmara Setorial do Mel da pasta trabalha para intensificar as ações de combate às falsificações do produto. O presidente do órgão, José Soares Aragão Brito, alerta que o consumidor deve procurar produtos com certificação de serviço de inspeção federal, estadual ou municipal, além de estar atento às informações no rótulo, que deve trazer o número do registro.

Segundo ele, a identificação do mel fraudado dificilmente é possível de ser feita pelos consumidores. As diferenças no sabor também não são facilmente identificadas. “A olho nu não tem como; ele vai parecer como mel. O sabor também não é fácil de distinguir”, diz Brito, que também é presidente da Confederação Brasileira de Apicultura.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias