
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o Brasil criará as condições para financiar, por meio do Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES), o projeto do gasoduto que deve levar gás natural da Patagônia (Argentina) para o Rio Grande do Sul. Segundo ele, há interesse dos empresários brasileiros, o que motiva a iniciativa entre os dois países.
“Se há interesse dos empresários e se há interesse do governo, e nós temos um banco para isso, eu quero dizer que nós vamos criar as condições para fazer o financiamento que a gente puder fazer para ajudar o gasoduto argentino”, disse o presidente após ser questionado por jornalistas.
Para o petista, existe interesse do empresariado brasileiro no gasoduto da bacia de Vaca Muerta e em outras demandas econômicas e financeiras da Argentina.
“Eu tenho certeza de que os empresários brasileiros têm interesse no gasoduto. Eu tenho certeza de que os empresários brasileiros têm interesse nos fertilizantes que a Argentina tem. Eu tenho certeza de que os empresários brasileiros têm interesse no conhecimento científico e tecnológico da Argentina”, continuou Lula.
Enquanto discursava, Pedro Fernández, presidente da Argentina, reforçou o interesse do país em receber apoio brasileiro para a construção do gasoduto. Além disso, o líder deixou claro que o país que governa precisa da eletricidade produzida em terras brasileiras.