O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) abriu um processo seletivo extraordinário para ingresso em programas de residência na área da saúde, fora do cronograma anual tradicional. A seleção busca suprir demandas específicas da instituição.
As vagas são destinadas aos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde (PSRAPS – 2026), na modalidade de pós-graduação lato sensu, conforme estabelece o Edital nº 01/2026.
Ao todo, estão disponíveis 10 vagas, distribuídas entre dois programas. A Residência Multiprofissional em Gestão da Saúde Indígena concentra a maior parte das oportunidades, com seis vagas, enquanto a Residência Uniprofissional em Enfermagem em Neonatologia oferece quatro vagas, exclusivas para enfermeiros.
O programa multiprofissional é voltado a profissionais formados em Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Farmácia, com uma vaga para cada área. Já a residência em Neonatologia é direcionada apenas a enfermeiros.
Os cursos terão duração de dois anos, com início das atividades previsto para 2 de março de 2026. Durante o período, os residentes receberão bolsa mensal de R$ 4.106,09, custeada pelo Ministério da Saúde.
A carga horária total será de 5.760 horas, com dedicação exclusiva e jornada semanal de 60 horas, envolvendo atividades práticas no HU-UFGD/Ebserh e em unidades da Rede de Atenção à Saúde de Dourados.
Para participar, é necessário ter concluído a graduação até a data da matrícula e estar regularizado junto ao conselho profissional correspondente.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente ou por procuração, no dia 27 de janeiro de 2026, na Secretaria da Coremu do HU-UFGD, nos períodos da manhã e da tarde.
O processo seletivo será composto por análise curricular, com peso maior na nota final, e entrevista presencial. As entrevistas para a residência em Enfermagem em Neonatologia ocorrerão entre 4 e 6 de fevereiro, enquanto os candidatos à Gestão da Saúde Indígena serão entrevistados nos dias 9 e 10 de fevereiro.
O resultado final está previsto para 12 de fevereiro, e a matrícula da primeira chamada ocorrerá no dia 23 de fevereiro de 2026. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail prosrmu.hu-ufgd@ebserh.gov.br



