Artesãs Guarani-Kaoiwá e Terena estão aproveitando uma oportunidade única para aprimorar suas habilidades e expandir seus negócios no mundo digital. A Oficina de Economia Criativa no Instagram, ministrada por Adriana Felix Morita, artesã e empreendedora douradense, está oferecendo uma série de oito workshops, com o objetivo de capacitar essas profissionais na divulgação de seus produtos online.
Adriana Morita destaca a importância do curso, especialmente após os desafios impostos pela pandemia, que transformaram as dinâmicas de venda e interação com os clientes. “Com o crescimento das vendas online, o Instagram se tornou uma vitrine necessária para os empreendedores. É crucial não apenas aprimorar as técnicas de produção, mas também desenvolver habilidades administrativas e de marketing para alcançar o sucesso”, explica Morita.
As aulas abordam uma variedade de tópicos, desde a apresentação do produto e do artesão em fotos e vídeos até o uso eficaz das ferramentas de gerenciamento do Instagram e estratégias para anúncios nas redes sociais.
Promovida pela Prefeitura de Dourados, por meio do Fundo de Investimentos à Produção Artística e Cultural (FIP), a oficina tem como sede a Igreja Comunidade Evangélica da Família Indígena. O projeto ainda conta com o apoio da Agraer, responsável pelo transporte da equipe de execução do curso. Outro parceiro importante da atividade é a Associação de Mulheres Indígenas Senó Kunhakuera.
Ao todo, serão vinte horas de formação, distribuídas em oito encontros. O projeto está vinculado a outras ações de incentivo ao artesanato e artes plásticas em Dourados, entre elas os projetos Casa do Pote, Renovando Pontos e Mulheres em Ação.
Nesta quinta-feira (23/05), acontece o terceiro encontro da oficina, e todas as artesãs das aldeias Jaguapiru e Bororó estão convidadas a participar. Mais informações diretamente com a Adriana no telefone 67 99265-4242.