Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

Perigo na internet: Desafio do Pateta preocupa Polícia de MS

Desafio proposto na internet pode levar adolescentes ao suicídio

23 de jun 2020 - 17h:21 Créditos: Créditos da redação
Crédito: Desafio começou no México (Reprodução)

Um novo desafio que surgiu na internet, denominado ‘Desafio do Pateta’, deixou a Polícia de Mato Grosso do Sul em alerta, pois pode levar crianças e adolescentes ao suicídio. O desafio chegou ao Brasil neste ano, mas já é mais antigo em países como México e Espanha.

A Depca (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) de Campo Grande foi alertada pela Polícia Civil de Santa Catarina. Em entrevista ao site Mídia a delegada Elaine Benicasa afirmou que ainda não há nenhum caso registrado no Estado, porém se faz necessário que os pais estejam em alerta, já que trata-se de algo virtual que pode facilmente romper fronteiras.

Como funciona

A Delegada explicou que são vários perfis espalhados no Facebook, usam um mesmo nome ‘Jonathan Galindo’ caracterizado de ‘pateta’ para prender a atenção de crianças nas redes sociais. Eles começam com trocas de mensagens e avançam incitando ao suicídio. O principal alvo são crianças de até 12 anos.

Além do Desafio do Pateta, outros desafios semelhantes já foram registrados no país, como o da ‘Baleia Azul’ e da ‘Boneca Momo’. Segundo a Delegada a orientação para livrar os filhos é nunca deixar a criança ou adolescente trancado no quarto navegando pela internet sem supervisão. “Se for necessário, os pais devem instalar um programa espião para saber o que os filhos fazem na internet”, finalizou.

Fonte: Da redação

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias