Um novo desafio que surgiu na internet, denominado ‘Desafio do Pateta’, deixou a Polícia de Mato Grosso do Sul em alerta, pois pode levar crianças e adolescentes ao suicídio. O desafio chegou ao Brasil neste ano, mas já é mais antigo em países como México e Espanha.
A Depca (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) de Campo Grande foi alertada pela Polícia Civil de Santa Catarina. Em entrevista ao site Mídia a delegada Elaine Benicasa afirmou que ainda não há nenhum caso registrado no Estado, porém se faz necessário que os pais estejam em alerta, já que trata-se de algo virtual que pode facilmente romper fronteiras.
Como funciona
A Delegada explicou que são vários perfis espalhados no Facebook, usam um mesmo nome ‘Jonathan Galindo’ caracterizado de ‘pateta’ para prender a atenção de crianças nas redes sociais. Eles começam com trocas de mensagens e avançam incitando ao suicídio. O principal alvo são crianças de até 12 anos.
Além do Desafio do Pateta, outros desafios semelhantes já foram registrados no país, como o da ‘Baleia Azul’ e da ‘Boneca Momo’. Segundo a Delegada a orientação para livrar os filhos é nunca deixar a criança ou adolescente trancado no quarto navegando pela internet sem supervisão. “Se for necessário, os pais devem instalar um programa espião para saber o que os filhos fazem na internet”, finalizou.
Fonte: Da redação