A Caixa Econômica Federal começa a indicar nesta quinta-feira (23), diretamente na tela do aplicativo Caixa Tem as razões que motivaram cada um dos bloqueios nas contas digitais abertas para o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600. De acordo com a Caixa, a maior parte dos bloqueios (51%) ocorreu por suspeitas de fraude. As demais interrupções foram motivadas por inconsistências cadastrais dos beneficiários.
Ao acessar o Caixa Tem os usuários com suspeita de fraude recebem uma mensagem indicando que é necessário procurar uma agência para regularizar a situação. O presidente do banco, Pedro Guimarães, afirma que a procura pela agência deve ser feita conforme o calendário de pagamentos do auxílio. A medida visa evitar aglomeração na porta das agências.
"Se você nasceu em outubro, não adianta procurar uma agência neste momento em que estamos pagando os beneficiários nascidos em janeiro", alertou Guimarães em live realizada ontem (22).
Os beneficiários com inconsistências cadastrais terão a chance de resolver a situação seguindo as orientações do próprio Caixa Tem, que indicará um link de acesso para o WhatsApp. No aplicativo de mensagens, será possível enviar os documentos pendentes.
"Essa inconsistência cadastral evita a necessidade de ir a uma agência e vai agilizar a liberação do cadastro”, afirmou o presidente do banco, que alerta para que o beneficiário tenha atenção para não enviar nenhum documento pessoal a outro destinatário que não seja a Caixa.