Os policiais civis de Santa Maria – RS estão investigando relatos de assedio sexual nas escolas. O fato começou a ser investigado depois que alunos começaram a postar nas redes sociais. Um professor já foi identificado e outros três são alvos de inquéritos.
As denuncias ocorreram após uma postagem sobre educação sexual. Estudantes começaram a relatar suas histórias sobre assédios nas escolas.
Algumas estudantes contaram que o professor as puxava, abraçava e as colocava no colo. Umas alunas falaram que chegaram a contar para outras pessoas, porém ninguém acreditou.
"Tu ficava meio que sem saber o que fazer, o que reagir, porque tu via também acontecer com outras meninas", afirma uma delas, que não será identificada.
Duas criadoras de conteúdo para internet da cidade começaram a receber e reunir os relatos. Segundo elas, foram centenas mensagens enviadas, por pessoas diferentes, mas com histórias parecidas:
"Ele pegava, ele ficava abraçando, botando a mão na cintura, botando a mão na coxa, puxando para te botar no colo dele".
''Toque nas costelas, puxando para o peito ele vinha abraçava, dava beijo no pescoço, chamava de 'meu amor', de 'minha linda'.''
"A gente ficava naquela situação, daquele abraço constrangedor já, aquele abraço que fica demorando e tu não sabe mais o que fazer, não sabe mais como sair daquela situação. ''
Os relatos foram encaminhados à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Santa Maria.
Foram mais de um mês e meio de investigações e mais de 50 depoimentos de vítimas.