Menu
Quinta, 21 de novembro de 2024

Dourados e região aguardam novo hospital há 13 anos

Inauguração de unidade regional tem nova data anunciada

23 de out 2024 - 14h:48 Créditos: DouraNews
Crédito: Novo Hospital Regional de Dourados ficará às margens da BR-463.

Um projeto iniciado há mais de 12 anos, o Hospital Regional de Dourados ainda não tem data para ser entregue. Entre ‘anúncios e confirmações’, a única certeza é a de que, no futuro, o espaço doado pelo empresário Adão Parizotto, como parte de empreendimento na chácara Bonanza, na saída do município para Ponta Porã, irá abrigar nova unidade de saúde.

Com características regionais, conforme o projeto idealizado pelo então governador André Puccinelli, na segunda metade do final do segundo mandato, em 2013, o novo hospital, com capacidade para absorver 120 leitos, começou a ser construído no primeiro Governo de Reinaldo Azambuja, a partir de 2015, com previsão de entrega ainda para aquela gestão. 

Relembre

Em janeiro de 2023, ao concluir o segundo mandato e entregar a faixa de governador para o eleito Eduardo Riedel, Reinaldo disse, no discurso de transmissão de posse, que Mato Grosso do Sul, em 40 anos de história, só conseguiu construir um único hospital regional, em Campo Grande. “Hoje temos 3 – Ponta Porã e Três Lagoas em funcionamento; Corumbá recentemente inaugurado e Dourados na reta final de conclusão”.

Em abril do ano passado, o novo governador reuniu técnicos para definir prioridades do mandato e disse que “a expectativa é concluir a construção do Hospital Regional de Dourados ainda neste ano”.  Nesse período, a Cassems iniciou e entregou, em novembro de 2023, um hospital com 163 leitos, além de salas cirúrgicas e de especialidades médicas em Dourados. 

Presente na cerimônia de inauguração do maior hospital projetado para atender a Rede no Estado, o governador Eduardo Riedel disse que a região recebia ‘três obras extremamente importantes’, elencando “o novo hospital da Cassems, o Hospital Regional que vamos inaugurar em breve e também o Hospital de Amor”, referindo-se à iniciativa da Associação de Apoiadores ligada ao Hospital de Barretos e com apoio integral do banco Sicredi, previsto para entrar em funcionamento em 2025.

Em janeiro deste ano, o Governo anunciou que o Regional tinha data prevista para iniciar atividades no segundo semestre de 2024, discurso repetido pelo governador durante manifestação de apoio ao candidato oficial do PSDB, o prefeito eleito Marçal Filho. Esta semana, em audiência com o Riedel, o próprio Marçal disse, em transmissão pelas redes sociais, na companhia do governador e do anterior, que o novo hospital vai entrar em operação no ano que vem, “em janeiro ou fevereiro”.

Novo prefeito anuncia hospital para o ano que vem

Com previsão inicial de custos estimada em R$ 70 milhões, a obra do Hospital Regional de Dourados já consumiu quase o dobro em investimentos do Governo do Estado e de emendas federais e teve nova capacidade anunciada para 210 eleitos e disponibilidade de atender casos de média e alta complexidade de pacientes de 34 municípios, juntamente com o Centro de Diagnóstico e Especialidades Médicas, resultado do empenho do deputado Geraldo Resende junto à bancada federal. 

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias