Uma tentativa de ultrapassagem causou o acidente entre dois carros modelo HB20, no início da tarde desta quarta-feira (23) na BR-060, em Campo Grande. A colisão aconteceu na saída para Sidrolândia, a 70 quilômetros da Capital, e mobilizou várias equipes do Corpo de Bombeiros e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Conforme apurado pela reportagem no local, o carro, de cor vermelha, seguia sentido a Sidrolândia, enquanto outro trafegava sentido à Capital. Um dos veículos teria tentado uma ultrapassagem, quando houve uma colisão frontal, segundo explicou o PRF (Policial Rodoviário Federal), Valdomiro Placidino de Almeida Júnior.
“Três veículos ultrapassaram ao mesmo tempo, um caminhão e o terceiro veículo (carro cinza) que estava atrás não teve tempo suficiente para executar a manobra. Diante da eminência da colisão, ele jogou o veículo para o acostamento no lado oposto, sendo que foi o mesmo movimento feito pelo motorista do outro carro”, explicou.
Ainda segundo informou o PRF, após a colisão, um dos carros apresentou um princípio de incêndio e testemunhas que trafegavam pela rodovia pararam para ajudar, cortando a energia da bateria do veículo e acionado o socorro.
O motorista do carro vermelho ficou preso às ferragens e os socorristas precisaram usar um desencarcerador para retirá-lo. Já o veículo de cor cinza era ocupado por um casal com duas crianças. A mulher ficou presa às ferragens, enquanto uma das crianças foi socorrida desorientada.
Ainda segundo apurou a reportagem, as três vítimas já foram retiradas de dentro dos veículos e estão recebendo os primeiros socorros no local, bem como as outras três pessoas. Logo, as vítimas devem ser encaminhadas para uma unidade hospitalar.
Aos condutores que trafegam pela região, a pista foi interditada no sentido a Campo Grande devido ao atendimento dos socorristas.
Uma equipe da PRF está no local e as circunstâncias do acidente devem ser apuradas. Os veículos envolvidos na colisão, a princípio, tiveram perda total, e serão submetidos a uma perícia para os levantamentos das autoridades.
Ultrapassagem indevida
De acordo com o PRF, foi analisado pela equipe policial a velocidade com que os carros trafegavam durante a tentativa de ultrapassagem. “Não há marcas de frenagem no local, o que a gente observa num primeiro momento é a velocidade com que eles vinham e bateram”, afirma Valdomiro.
Por fim, o policial ressaltou o risco da ultrapassagem indevida, que ocasionou o acidente. “O veículo vai na ‘cola’ dos demais, um inicia e o outro vai. De repente tem aquela fila de veículos ultrapassando e chega um momento em que aqueles que estão para trás, não conseguem concretizar a ultrapassagem e restam apenas duas situações: colisão frontal ou buscar o acostamento contrário. É uma manobra imprudente, que nós combatemos, mas infelizmente acontece”, reforçou.