Menu
Sexta, 29 de março de 2024

Durante a pandemia a produção de peixe teve uma alta em 2020

Cresceu 5,93%

24 de fev 2021 - 09h:29 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

A produção de peixes no Brasil cresceu 5,93% ano passado, a 802,3 mil toneladas, o segundo melhor desempenho desde 2014, informou a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) na segunda-feira (23).

O avanço foi puxado pelo aumento do consumo interno durante o segundo semestre de 2020, após impacto negativo no início da pandemia do coronavírus.

"A pandemia acertou a atividade em cheio nas semanas anteriores à Semana Santa, o 'Natal da piscicultura'. As vendas despencaram e trouxeram muita preocupação para os diversos elos da cadeia produtiva", afirmou a associação, em nota.

"Foi preciso refazer planos, ajustar custos e redobrar a atenção”, acrescenta o presidente executivo da Peixe BR, Francisco Medeiros.

Com o cenário da pandemia mais ajustado, o segundo semestre de 2020 foi o melhor da piscicultura nos últimos anos.

"O consumo interno cresceu com consistência e o setor respondeu com maior oferta. Como resultado, os preços aos produtores ficaram em níveis consistentes e os elos da cadeia puderam não apenas recuperar os prejuízos da primeira parte do ano, mas avançar e fechar o balanço no azul", disse a Peixe BR.

O resultado só não foi melhor devido à pressão dos custos, principalmente, das matérias-primas para a produção da ração.  

Com a disparada do dólar em 2020, as indústrias de nutrição animal não conseguiram repassar todas as despesas extras, mas "o aquecimento do mercado possibilitou algumas manobras que surtiram resultado”.  


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias