Saiba de alguns cuidados básicos que tem que ter com os pés, pois na correria do dia a dia muitas pessoas esquecem.
1. Higienize os pés
Durante o banho, lave muito bem os pés com água e sabão para eliminar as bactérias acumuladas na superfície.
Utilize uma bucha natural para facilitar a remoção de resíduos e de pele morta e, se possível, opte por um sabonete hidratante.
Para complementar a higienização, o uso dos desodorantes para pés também é interessante, pois são ótimos aliados para manter eles frescos e com a produção de suor controlada.
2. Seque os pés corretamente
Logo após o banho, é preciso secar os pés muito bem, principalmente nos espaços entre os dedos.
O ideal é utilizar uma toalha fina, seca e limpa para evitar que a região permaneça úmida por muito tempo, o que favorece o aparecimento de micoses e frieiras.
3. Hidrate a região
O hábito deve ser diário e praticado logo após o banho, quando a pele ainda está mais receptiva para absorver os produtos.
A hidratação é essencial para manter os pés bonitos, evitar ressecamento e rachaduras que podem causar dor nos pés e até problemas na coluna.
Opte pelos cremes hidratantes especiais para os pés com fórmulas que contenham ativos como ureia, glicerina e manteiga de karité.
4. Cuide das unhas
As unhas também merecem cuidados e devem ser cortadas a cada 15 dias, sempre de forma reta, sem arredondar os cantos para não correr o risco de encravar.
Nas idas ao salão de beleza, sempre leve consigo seu próprio material como alicate, tesoura, lixa e palito, evitando assim o risco de contaminação por fungos e bactérias.
5. Escolha o sapato ideal
Calçados fechados acabam por deixar os pés úmidos e quentes, o que favorece o mal cheiro e a proliferação de fungos e bactérias.
Por isso, utilize esses calçados pelo menor tempo possível e opte pelos abertos e mais arejadas.
Escolha sapatos com palmilhas macias e evite os modelos com saltos e bicos finos.
6. Cuidado com as lixas
As lixas de pés são ótimas para diminuir calosidades, rachaduras e ressecamentos. Contudo, quando usadas em excesso, elas podem promover o efeito inverso.
O corpo entende que a lixa é algo agressivo e estimula a produção intensa e espessa de pele para compensar o lixamento. Por isso, faça uso de lixa nos pés no máximo uma vez a cada duas semanas.