Menu
Quinta, 28 de março de 2024

Saiba de dicas fundamentais para ter cuidado com os pés

São seis cuidados essenciais

24 de fev 2021 - 14h:32 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

Saiba de alguns cuidados básicos que tem que ter com os pés, pois na correria do dia a dia muitas pessoas esquecem.

1. Higienize os pés

Durante o banho, lave muito bem os pés com água e sabão para eliminar as bactérias acumuladas na superfície.  

Utilize uma bucha natural para facilitar a remoção de resíduos e de pele morta e, se possível, opte por um sabonete hidratante.  

Para complementar a higienização, o uso dos desodorantes para pés também é interessante, pois são ótimos aliados para manter eles frescos e com a produção de suor controlada.

2. Seque os pés corretamente

Logo após o banho, é preciso secar os pés muito bem, principalmente nos espaços entre os dedos.  

O ideal é utilizar uma toalha fina, seca e limpa para evitar que a região permaneça úmida por muito tempo, o que favorece o aparecimento de micoses e frieiras.

3. Hidrate a região

O hábito deve ser diário e praticado logo após o banho, quando a pele ainda está mais receptiva para absorver os produtos.  

A hidratação é essencial para manter os pés bonitos, evitar ressecamento e rachaduras que podem causar dor nos pés e até problemas na coluna.  

Opte pelos cremes hidratantes especiais para os pés com fórmulas que contenham ativos como ureia, glicerina e manteiga de karité.

4. Cuide das unhas

As unhas também merecem cuidados e devem ser cortadas a cada 15 dias, sempre de forma reta, sem arredondar os cantos para não correr o risco de encravar.  

Nas idas ao salão de beleza, sempre leve consigo seu próprio material como alicate, tesoura, lixa e palito, evitando assim o risco de contaminação por fungos e bactérias.

5. Escolha o sapato ideal

Calçados fechados acabam por deixar os pés úmidos e quentes, o que favorece o mal cheiro e a proliferação de fungos e bactérias.  

Por isso, utilize esses calçados pelo menor tempo possível e opte pelos abertos e mais arejadas.  

Escolha sapatos com palmilhas macias e evite os modelos com saltos e bicos finos.

6. Cuidado com as lixas

As lixas de pés são ótimas para diminuir calosidades, rachaduras e ressecamentos. Contudo, quando usadas em excesso, elas podem promover o efeito inverso.  

O corpo entende que a lixa é algo agressivo e estimula a produção intensa e espessa de pele para compensar o lixamento. Por isso, faça uso de lixa nos pés no máximo uma vez a cada duas semanas.  


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias