Dourados, maior cidade do interior do Estado de Mato Grosso do Sul, tem uma junção de esforços na área de Segurança Pública que é impar no Estado e em todo o Brasil.
As forças policiais atuam harmonicamente em conjunto na maioria do tempo, resguardadas suas missões institucionais e especificidades operacionais.
Na maioria das cidades do país, as policiais trabalham cada uma cumprindo sua função e cada uma com bases de informações que abastecem seu próprio banco de dados não compartilhados.
Já em Dourados-MS, a Policia Militar, através de suas unidades, alimenta e encabeça o ciclo de união institucional com a cultura de difusão da informação, do conhecimento e da excelência na instrução.
Um ótimo exemplo disso é Guarda Municipal de Dourados, que após sua criação, teve como seu primeiro Gestor um Oficial Superior da Policia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, o Coronel QOPM Tadeu Sampaio Vieira, e que acabou implantando um regime assemelhado com o da Polícia Militar.
Nos últimos anos, além de guardiã do patrimônio publico municipal, a Guarda Municipal tornou-se uma força em ascendência e de renome na segurança pública do Estado de Mato Grosso do Sul, ajudando as demais forças a manter Dourados como referência em segurança publica e uma das cidades mais seguras do Estado.
A visão operacional e a missão institucional da Policia Militar, bem como a parceria em formação e aperfeiçoamento de todas as instituições de segurança pública parceiras em Dourados, não mudou e tem sido cada vez mais latente esse investimento em multiplicar o conhecimento operacional e dinamizar o ensino para fortalecimento das instituições.
Cada uma dessas instituições que compõem o complexo de segurança pública da região de Dourados, que também é assistida pelo ministério público estadual e pelo poder judiciário local, tem suas missões e especificidades definidas em seus regimentos, leis e artigos constitucionais.
Um dos grandes links de integração, multiplicação e difusão de conhecimento e informações entre as instituições é o Conselho Institucional de Segurança de Dourados (COISED), composto por representantes da Policia Militar (3º BPM, 9ª CIPM, PMRE, PMA, CPA-1, DOF), Policia Civil, Policia Federal, Policia Rodoviária Federal, AGETRAN, Guarda Municipal, Policia Penal, Ministério Público e Poder Judiciário.
Em reuniões ordinárias, os gestores debatam estratégias de prevenção, repressão e combate à criminalidade na cidade e região de Dourados, sendo esta, ponto chave no corretor do tráfico e ilícitos na fronteira.
O trabalho árduo no passado, construiu um sistema muito forte de integração entre as forças criando empatia e comprometimento entre as instituições.
A grande rede de proteção criada pelas forças de segurança garante a paz social e a ordem na cidade, ao mesmo tempo que combate ações criminosas locais e o crime tipicamente fronteiriço.
A quase bicentenária Policia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, tem especializado seus profissionais de segurança pública em técnicas operacionais, administrativas e tecnológicas, investimento esse visando aumentar a capacidade dos recursos humanos existentes na corporação.
Outro investimento foi na formação de gestores da corporação através da Academia de Policia Militar e do Centro de Aperfeiçoamento Policial que, qualificam, respectivamente oficiais e graduados para atuarem em suas respectivas funções e dentro da realidade local de nosso estado.
O Programa MS mais seguro foi uma importante ferramenta que também colaborou para que a cidade de Dourados pudesse ostentar o titulo de uma das cidades mais seguras do estado.
O diferencial de Dourados realmente é a coesão dos órgãos imbuídos no policiamento da cidade e o comprometimento de cada profissional de segurança pública, seja ele Policial Militar ou civil, Guarda Municipal ou Policial Penal, Policia Federal ou Rodoviário Federal, Agentes de Trânsito, Promotores do Ministério Público ou membros Poder Judiciário.
Onde há união, há força e, neste sentido, Dourados segue sendo exemplo para o Brasil de integração entre forças policiais e de segurança pública.