
O clube paranaense Associação Atlética Batel decidiu mudar de nome e se chamar FC Mariupol. A intenção é "renascer" a equipe da Ucrânia que parou suas atividades quando o munícipio de sua sede foi bombardeado pela Rússia durante a guerra.
Batel - agora chamado FC Mariupol - é um clube de futebol da cidade de Guarapuava, munícipio do Paraná da região de Prudentópolis. Cerca de 75% dos 52 mil habitantes do local são descendentes de imigrantes ucranianos, segundo levantamento do IBGE, sendo esta a maior comunidade da Ucrânia em toda a América Latina.
O Mariupol original tem retorno incerto pois perdeu toda sua infraestrutura, estádio e teve de dispensar funcionários e jogadores durante o conflito. O Batel adotará não só o nome do time ucraniano, como também o uniforme, o escudo e a bandeira.
"Nosso clube e nossa região têm muita identificação e carinho pelo povo ucraniano. A ideia é ajudar a manter vivo o FC Mariupol, que era um orgulho e a grande paixão da cidade, até que eles possam realmente retornar às suas atividades. Nossa mensagem para o mundo é de paz e apoio à luta pela soberania ucraniana. O futebol era motivo de muita alegria lá e, certamente, no futuro o clube vai voltar a brilhar no lugar que merece", afirmou o presidente do Batel, Alex Lopes, em entrevista coletiva virtual que contou também com a presença do vice-presidente do FC Mariupol, Andriy Sanin.
"Estamos muito emocionados e gratos por este acolhimento do Batel. A guerra tem sido devastadora para a nossa cidade. Nossas escolas, teatros e times esportivos foram todos destruídos ou deslocados no conflito. Mas ter esse time no país do futebol, do outro lado do mundo, aceitando manter nosso nome vivo durante esse período sombrio de nossa história, nos deixa sem palavras. É impossível expressar o quanto isso significa para nós", disse Sanin.
Amistosos e jogos oficiais do Batel agora serão transmitidos para a Ucrânia. O clube disputa a terceira divisão estadual do Paraná.