Menu
Domingo, 27 de julho de 2025

Trilha às margens de rio cristalino fica submersa após chuvas intensas em MS

Fenômeno registrado não ocorria desde 2023. Mesmo debaixo d'água, turistas realizaram o passeio que seria feito em terra.

24 de abr 2025 - 17h:01 Créditos: G1
Crédito: Divulgação Rio da Prata e Semadesc

Um fenômeno raro se repetiu em um rio de águas cristalinas em Jardim (MS). O passeio, que seria por uma trilha em terra firme, se transformou em uma experiência submersa após as chuvas que atingiram a região no último fim de semana. 

Conforme a administração do Recanto Ecológico do Rio da Prata, local onde o fenômeno foi registrado, fortes chuvas atingiram a região. Ao todo, 220 mm de chuva foram registrados na última sexta-feira (18).

“O nível do rio da Prata subiu, provocando o represamento natural das águas e a elevação do rio Olho D’Água. O resultado foi: a trilha que margeia o rio ficou completamente coberta pela água, criando uma paisagem única e encantadora”.

O atrativo explica que o fenômeno é considerado raro e foi registrado só cinco vezes. Até então, o último episódio aconteceu em fevereiro de 2023.

“Esse fenômeno é possível graças à conservação da mata ciliar e ao fato do Recanto Ecológico Rio da Prata estar inserido dentro de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN ), uma Unidade de Conservação que protege os ecossistemas”, enfatiza.

A trilha permaneceu submersa por dois dias. Mesmo debaixo d’água, turistas conseguiram visitar o local e realizaram o passeio.

Trilha no rio Olho d'água, em Jardim, fica submersa em Jardim (MS). — Foto: Divulgação/Recanto Ecológico Rio da Prata
Trilha no rio Olho d'água, em Jardim, fica submersa em Jardim (MS). — Foto: Divulgação/Recanto Ecológico Rio da Prata.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias