A Microsoft apresentou nesta quinta-feira (24) o Windows 11, a nova versão do seu sistema operacional para computadores. Sem revelar uma data específica para o lançamento, a empresa indicou que a atualização chegará no final do ano.
O sistema ganhou um novo menu "Iniciar", que mudou a interface dos atalhos fixados e deu mais destaque para programas e arquivos recomendados.
A barra de tarefas, que exibe atalhos na parte inferior da tela, passou a centralizar os botões do menu Iniciar e dos programas destacados. A mudança era esperada no Windows 10X, projeto da Microsoft para dispositivos com duas telas que não chegou a sair do papel.
O atalho do Microsoft Teams na barra de tarefas foi aprimorado e passou a permitir iniciar chamadas e enviar mensagens rapidamente. O ícone também adotou uma lista com alguns contatos para garantir uma comunicação mais ágil.
Algumas das informações que hoje são encontradas no menu Iniciar foram movidas para o que a Microsoft chamou de Widgets. A área exibe destaques de notícias, previsão do tempo, mapas, entre outros.
O Windows 11 ganhou com um recurso para quem deseja exibir várias janelas ao mesmo tempo. Batizado de Snap Layouts, ele oferece opções para destacar até três aplicativos simultaneamente.