Uma aeronave, modelo AS350-B3, conhecido como Esquilo, chegou em Mato Grosso do Sul para incrementar a segurança na fronteira, além da nova sede do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), em Dourados, que será entregue em agosto deste ano.
Foram duas aeronaves adquiridas pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a segunda está prevista para chegar até o final do ano. O helicóptero que já está no Estado aguarda alguns trâmites administrativos da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para iniciar operações.
O comandante da Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo (CGPA), coronel Rosalino Gimenez Filho, explica que dentro de alguns meses o helicóptero estará apto ao voo e ficará baseado no DOF. Foram investidos R$ 64 milhões na compra dos helicópteros.
De acordo com o coronel Gimenez, o modelo das aeronaves é um dos mais modernos neste segmento da aviação. “É uma aeronave super moderna, com autonomia de voo de 800 quilômetros e com capacidade para até seis passageiros, sendo dois tripulantes”.
Equipado com um imageador térmico, a aeronave poderá fazer a localização de pessoas ou objetos através do calor. “Este é um equipamento que permite a localização de pessoas ou veículos pelo calor do corpo, o que chamamos de flir. Além disso, o helicóptero estará equipado com farol de busca para ações noturnas e ainda com outros equipamentos para resgate aeromédico, caso seja necessário”, explicou o coronel Gimenez.
Para atender ao novo reforço de policiamento, um heliponto está em construção na nova sede do DOF. O local terá 25,5mx25,5m, com capacidade para suportar aeronaves de até 6 toneladas.
Sede
A nova sede, que será um grande propulsor para o combate à criminalidade, recebeu R$ 5,1 milhões em recursos do Estado.
Segundo o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, o DOF se tornou case de sucesso no país e merece uma estruturação à altura. O moderno complexo policial vai abrigar as estruturas administrativas e operacionais do DOF e da Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira).
O prédio, que terá 1.434 m², será erguido em um terreno de 17.400 m² na Marginal Guaicurus, conhecida como prolongamento da Rua Coronel Ponciano. A sede contará com heliponto, auditório, alojamentos, salas de aula, cozinha, refeitório e ambientes administrativos. A unidade policial ainda terá salas de logística, inteligência, investigação e cartórios, entre outras.