Acontecerá hoje, a partir das 19h00, na Câmara Municipal de Dourados, o II Seminário de Capacitação das Entidades do Terceiro Setor. O objetivo é oferecer capacitação para as entidades do setor por meio de oficinas que estimule a captação de recursos.
O vereador Sérgio Nogueira (PSDB), cuja iniciativa é de sua proposição, acredita que o Seminário é importante para que as entidades envolvidas mantenham seus documentos em ordem para que possam participar dos chamamentos públicos, seja a nível municipal, estadual ou federal.
O terceiro setor é um parceiro que não pode ser desprezado pelo poder público. Dourados é uma cidade que valoriza as instituições do terceiro setor tanto as que atuam na educação, saúde e assistência social e fazem um grande e relevante trabalho em benefício da sociedade.
O Terceiro Setor é uma organização de diversas entidades, com organização autônoma, não sendo nem de domínio público ou privado, já que envolve todas as instituições. Esse conjunto de atividades voluntárias para a comunidade civil é o caracteriza o Terceiro Setor.
A expressão surgiu nos Estados Unidos, em que o Primeiro Setor seria caracterizado pelo Estado, e portanto público, e o Segundo Setor seria as instituições privadas. No Brasil, o Terceiro Setor é frequentemente associado às Organizações Não-Governamentais, pois nos EUA é associado às instituições filantrópicas.
Para Nogueira, a empregabilidade é uma das ênfases do Terceiro Setor, o qual possibilita a abertura de oportunidades. O vereador acredita que essas parcerias são importantes para atender a comunidade civil.
O poder executivo desenvolve as parcerias com o Terceiro Setor em grande parte através dos Conselhos Municipais, e principalmente, com a gestão dos Fundos Municipais, que podem pactuar ações e projetos que cheguem na ponta, que atenda as pessoas que mais precisam.
Nogueira acredita que as ações que envolvem o Terceiro Setor esteja conseguindo alcançar os objetivos, que contemplam a sociedade civil.
"Acredito que estamos crescendo a cada ano com o surgimento de institutos e associações, principalmente no atendimento aos direitos direitos das crianças, adolescentes, jovens e idosos, bem como em ações de enfrentamento ao uso de drogas", finalizou.
Além da presença do vereador, o evento contará com a participação da Superintendente da Política de Direitos Humanos (SUPDH/Sedhast), Ana Lúcia Américo, o Secretário Adjunto da Sedhast, Adriano Chadid e a Secretaria de Estado Sedhast, Elisa Cleia Pinheiro.
A Câmara Municipal de Dourados está localizada na Av. Marcelino Pires, 3495.