Uma empresa de Israel desenvolveu um teste que detecta se a pessoas estão com coronavírus em 30 segundos, graças aos odores. O país está vivendo uma segunda onda de infecções.
A empresa NanoScent, uma "start-up" especializada na análise de odores. graças a algoritmos, sediada em Misgav (norte de Israel), desenvolveu um teste que lembra os testes de alcoolemia, com a diferença de que é preciso expirar pelo nariz - e não pela boca - um tubo localizado em uma das narinas.
E o tubo é conectado em um pequeno dispositivo, que esse é ligado ao um telefone. E logo em seguida o resultado aparece no celular.
A firma buscou prestar atenção na respiração dos militares israelenses que estavam com o vírus e depois nos odores específicos daqueles que estavam infectados.
"Você pode detectar quem é, ou quem pode estar contaminado pelo vírus", afirmou o CEO da NanoScent, Oren Gavriely.
Os resultados dos testes tiveram 85% de precisão.
O propósito desta invenção é poder usar ele nas entradas dos estabelecimentos, como por exemplo, nos hospitais, espetáculos, estádios e aeroportos. Se o teste for positivo a pessoa terá que testar o resultado em um laboratório para confirmar.
Nesse contexto, Gavriely diz que espera que seu teste possa contribuir para uma detecção em massa, que "permita recuperar uma sensação de segurança e retomar uma vida normal".