
Vice-presidente Hamilton Mourão chamou de "fogo de palha" a manifestação convocada em apoio ao governo para o dia 7 de setembro, data em que se celebra o Dia da Independência do Brasil. "Isso aí tudo é fogo de palha, zero preocupação", disse Mourão, depois de ser questionado sobre a possibilidade de haver investidas golpistas no dia.
Há apreensão, no entanto, com diversas manifestações programadas para a data. Nesta segunda-feira, 23, o governo de São Paulo determinou o afastamento preliminar do chefe do Comando de Policiamento do Interior-7 da Polícia Militar de São Paulo, coronel Aleksander Lacerda, que vem convocando seus “amigos” para a manifestação, em Brasília. A decisão foi anunciada após o Estadão revelar as publicações do coronel, que até agora tinha sob suas ordens sete batalhões da PM paulista, cuja tropa de cerca de 5 mil homens é desdobrada em 78 municípios da região de Sorocaba, sede do CPI-7.
Na qual neste domingo, 22, mais um PM reconhecido no segmento, o coronel da reserva da PM de São Paulo Ricardo Augusto Nascimento de Mello Araújo convocou milhares de policiais para a mobilização bolsonarista. Atualmente, ele é diretor-presidente da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).