Nesta terça feira (24/08/2021) o Jornal O vigilante recebeu a Visita do Ex Deputado Estadual Walter Benedito Carneiro, este conta sua trajetória política, sendo um dos mais respeitados políticos do Estado. Este prepara sua biografia, na qual a obra literária está sendo escrita pelo conceituado jornalista e escritor corumbaense Edson Moraes.
Médico veterinário formado pela UFF (Universidade Federal Fluminense) do Rio de Janeiro, Walter Carneiro é casado com Elizete Vieira Carneiro e se orgulha dos quatro filhos: Walter Carneiro Júnior, advogado e diretor-presidente da Sanesul; João Alfredo, advogado e Auditor do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado); Kassilene, empresária do ramo hoteleiro, e Graziele, dentista.
Foi líder do Governo na Assembleia Legislativa do visionário governador Pedro Pedrossian, de quem teve aval para sua brilhante ideia de fundação da UEMS. Autor da emenda constitucional que criou a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), com sede em Dourados, a Fundação Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul foi concebida na primeira Constituinte do Estado, em 1979, e implantada em 1993.
Autor de dois livros -- Exercício de Democracia I e Exercício de Democracia II --, Walter Carneiro teve destacada vida pública, sendo eleito deputado Constituinte em 1979/83, deputado estadual na legislatura 1983/87, e também na de 1987/91.
Criou ainda vários distritos, como Cruzaltina em Douradina; Vila Formosa, em Dourados; Presidente Castelo em Deodápolis; Morraria do Sul, em Bodoquena; Santa Terezinha, em Itaporã, além da denominação de Distrito de Indápolis, em Dourados. Ainda teve papel fundamental na emancipação de municípios, como o projeto de lei que criou Douradina e Júti, este último desmembrado de Caarapó.