A CCR MSVia registrou prejuízo de R$ 123 milhões até junho deste ano em relação ao mesmo período do ano passado motivado por ajustes contábeis que ocasionaram queda de 47,3% na arrecadação com pedágio, mesmo com o fluxo de veículos aumentando 9,3%. A queda brusca se deve a aplicação de desconto de R$ 72,3 milhões na receita obtida com a tarifa. Esse procedimento foi imposta pelo termo aditivo de relicitação assinado em junho de 2021.
De acordo com o balanço do conglomerado CCR – que administra a MSVia – divulgado este mês, a quantidade de tráfego equivalente (calculado sobre a quantidade de eixos dos veículos) subiu 9,3% na comparação entre o primeiro semestre do ano passado e o mesmo período deste ano, passando de 22,7 milhões para 24,8 milhões. Nesse caso, quanto maior o veículo mais eixos ele tem e paga uma tarifa maior.
Entretanto, esta sendo aplicado um redutor por causa do aditivo de relicitação da MSVia assinado em junho de 2021, sendo que “a partir dessa data a receita considerada passou a ser de 47,3% do valor arrecadado. Após a assinatura do aditivo, a receita passou a ser registrada líquida do excedente tarifário”, afirma nota contida no balanço contábil. O excedente tarifário é um dos itens que vai influenciar na indenização a ser paga a MSVia quando ela devolver para o Governo federal a BR-163.
No balanço divulgado, a MSVia teve prejuízo de R$ 123 milhões no primeiro semestre, contra um lucro de R$ 20,7 milhões no ano passado, quando não foi aplicado o índice contábil redutor.
Considerando só os meses de abril, maio e junho, desde ano e do ano passado, a redução foi de 48,4%. Foram arrecadados com pedágio em 2022 nesse período R$ 39,3 milhões, enquanto no ano passado o valor ficou em R$ 76,1 milhões.
Considerando o primeiro semestre, este ano foram arrecadados R$ 79,2 milhões, contra R$ 150 milhões em 2021.