Menu
Sexta, 22 de novembro de 2024

BioFuels: Energia limpa e de baixo custo

Fundada em 2008, empresa brasileira transformou a matriz energética dos Sistemas Isolados na região norte ao substituir o uso de óleo diesel fóssil por biodiesel feito a partir do óleo de palma

24 de nov 2022 - 12h:44 Créditos: Jovem Pan
Crédito: Google

Parte da região Norte do Brasil é atendida pelos Sistemas Isolados para geração de energia elétrica à população. Áreas que, devido às razões geográficas e de preservação ambiental, não são conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) de fornecimento. No Brasil, são 212 localidades isoladas, com cerca de 760 mil clientes, a grande maioria localizada nos Estados da região Norte, segundo dados da ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). 

O maior impacto ambiental enfrentado para geração de energia elétrica nos Sistemas Isolados ainda é o uso do diesel fóssil por empresas geradoras na região. O combustível é altamente poluente, pois é rico em enxofre, que se torna ainda mais perigoso pelas condições climáticas da Floresta Amazônica. O enxofre em contato com atmosfera retorna em forma de chuva ácida ao solo, prejudicando todo o bioma da Amazônia. 

Realidade para boa parte da população nortista, atendida com uma energia elétrica 100% limpa, renovável e de baixo custo. Por trás dessa realidade está o trabalho da Brasil BioFuels (BBF), empresa brasileira que atua no agronegócio desde o cultivo sustentável da palma de óleo, trading, produção de biocombustíveis e geração de energia renovável. 

Fonte: Google

A partir 2008, ano de sua fundação, a BBF assumiu a missão de mudar a matriz energética dos Sistemas Isolados do Norte do Brasil, criando empregos, gerando renda e ainda reduzindo o custo da eletricidade. A matriz, que passou a ser sustentável e limpa, substitui o uso de óleo diesel fóssil por biodiesel feito a partir do óleo de palma — a empresa é, inclusive, a maior produtora de óleo de palma da América Latina na atualidade — e segue ampliando seus objetivos a fim de contribuir para a transição energética do país e produzindo combustíveis renováveis para outras finalidades. 

Sementes de Palma de Óleo

Atuando de maneira integrada, o Grupo BBF possui três unidades de negócios: BBF Agro, BBF Biocombustíveis e BBF Energia, aproveitando toda a cadeia produtiva, gerando renda e preservação ambiental. “O modelo de negócios verticalizado, dominando toda a cadeia produtiva, é uma forma de garantirmos a eficácia das soluções propostas e a preservação ambiental da Floresta Amazônica”, explica Milton Steagall, CEO da Brasil BioFuels.

Na prática: a empresa planta a palma de óleo, colhe e processa o fruto para extrair o óleo. A partir do óleo de palma, produz biodiesel — e, a partir de 2025, também os inéditos biocombustíveis diesel verde (HVO) e o combustível sustentável de aviação (SAF). Com o biodiesel já fabricado, a BBF gera energia elétrica renovável para dezenas de localidades isoladas da região Norte, substituindo combustíveis fósseis e descarbonizando a Floresta Amazônica. Assim, ela cumpre diretamente os três pilares estabelecidos desde o início do trabalho: compromisso com a preservação da floresta, geração de renda e desenvolvimento sócio-econômico.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias