Uma forte chuva de granizo atingiu Erechim, no Norte do Rio Grande do Sul, neste domingo, deixando mais de 110 pessoas feridas e afetando cerca de 17,8 mil moradores. Em função do temporal, a prefeitura decretou situação de emergência e suspendeu as aulas nesta segunda-feira.
O balanço da Defesa Civil divulgado às 7h15 aponta que 73 feridos foram atendidos no Hospital Santa Terezinha, 15 no Hospital de Caridade e 25 em unidades de pronto atendimento (UPA). Segundo relatos da imprensa local, 20 bairros foram atingidos pelas pedras de gelo.
O temporal também causou danos a 54 prédios públicos, incluindo 15 escolas municipais, 20 estaduais, 12 unidades básicas de saúde (UBS), três Centros de Atenção Psicossocial (Caps), três Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e a Secretaria de Saúde. O Arquivo Histórico Municipal teve o atendimento ao público suspenso. Pelo menos 19 pessoas ficaram desabrigadas.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito Paulo Polis informou que não houve mortes e destacou que equipes municipais estão distribuindo lonas e trabalhando para restabelecer serviços essenciais. “Não vai ser simples, mas vamos passar essa travessia e nos recuperar juntos”, afirmou.



