A Polícia Federal realizou na manhã deste domingo (23/11), em Sobral (CE), uma operação para apurar suspeita de vazamento do Enem 2025. Os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão autorizado pela Justiça Federal no âmbito da Operação Profeta, instaurada para investigar a possível divulgação antecipada de questões do exame.
A apuração começou após o Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação, identificar um vídeo publicado em plataforma digital contendo itens com “similaridade substancial” às questões aplicadas oficialmente nos dias 9 e 16 de novembro. O conteúdo teria sido exibido antes da data da prova, caracterizando possível ilícito.
Estudantes denunciaram que, cinco dias antes do Enem, uma live no YouTube apresentou perguntas quase idênticas a pelo menos três itens que caíram no exame. A partir disso, o Inep formalizou queixa e a PF abriu o inquérito na semana passada.
Em nota, a corporação afirmou que a operação busca “esclarecer os fatos, identificar os responsáveis pela obtenção e divulgação indevida dos dados e apurar possíveis conexões com outros crimes”.



