Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

Aos 15 anos, Júlia precisa de doações de plaquetas para vencer doença

Ela está internada no Hospital Regional em Campo Grande e as doações podem ser feitas no Hemosul da Capital.

25 de jan 2022 - 13h:43 Créditos: A Onça
Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Julia Wessler Barbosa, de 15 anos, moradora de Coxim (MS) está pedindo com urgência doação de plaquetas que são feitas por meio de doação de sangue. 

Ela está internada no Hospital Regional em Campo Grande e as doações podem ser feitas no Hemosul da Capital.

“Basta ir até o local e fazer a doação em nome da Júlia, ela precisa de doadores de sangue tipo A, mas já lembramos que qualquer tipo sanguíneo é importante que seja feita a doação”, informou familiares da adolescente.

Doações de Plaquetas

Quem já é doador pode doar parte do seu sangue por um processo diferente chamado aférese. Na aférese, através de uma agulha colocada na veia do braço do doador, o sangue é bombeado para o interior de um equipamento o qual irá separar parte das hemácias ou das plaquetas para doação. O equipamento irá reter apenas as células necessárias devolvendo para o doador as restantes. Todo o processo dura entre 90 minutos a 2 horas.

A doação de plaquetas ajuda a muitas pessoas, principalmente as que sofrem de leucemia e outros tipos de câncer, inclusive crianças. A reposição que o organismo faz é rápida, em apenas 72 horas todas as células estão repostas.

Mas para realizar uma doação por aférese você já tem que ser doador no formato tradicional, obedecer aos critérios exigidos para a doação comum e ter um bom calibre de veia. 

Também são exigidos pelo menos 60 kilos para quem vai doar plaquetas e 70 kilos para doação de hemácias. A doação de plaquetas chama plaquetaferese e a doação de hemácias eritrocitaférese.

Mais informações e agendamento

 Telefone (67) 3312-1520 ou pelo WhatsApp (67) 9 9212-0447.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias