Menu
Terça, 22 de julho de 2025

Cuidado: Fraudes em financiamento de veículos

Os criminosos estão cada vez mais mais estruturados nas tecnologias, permitindo diversos tipos de fraude, como é o caso das cobranças de veículos financiados em atraso

25 de fev 2022 - 13h:32 Créditos: Times Brasília
Crédito: Imagem Ilustrativa

Visto que o aumento dos crimes digitais tem aumentado, as estratégias dos golpistas estão crescendo rápido, com as estruturas de verdadeiros escritórios de crimes digitais, com essa estrutura e equipe de call center, tem utilizado robôs e hackeamento de diversos bancos de dados.

Os criminosos estão cada vez mais mais estruturados nas tecnologias, permitindo diversos tipos de fraude, como é o caso das cobranças de veículos financiados em atraso, alerta o advogado Afonso Morais, especializado em combater fraudes financeiras.

Mesmo com tantas divulgações na mídia de golpes, estes relacionados são poucos divulgados pela falta de entendimento da estrutura ou até por falta de denúncias.  Desse modo, essa cobrança fraudada de financiamento dos veículos em atrasos nos pagamentos das parcelas ocorre de várias maneiras — diz o advogado.

Golpe

Outros golpes, que tem ocorrido, acrescenta, é a cobrança do débito do por um call center falso. Nesses ocorridos os golpistas montam uma empresa falsa, ou seja um escritório igual a um de cobrança, fazem toda a cobrança e agilizam o processo na busca e apreensão.

Assim, o falso escritório passará a cobrar usado um desse escritório autorizado, usando a assim a logomarca nas ligações e cobranças, e também por meio do WhatsApp e e-mail.

Para executar essa esse fraude, compram todos arquivos com os dados de clientes que são hackeados de um banco ou financeira e assim já negociam os débitos por valores bem bem pequenos do original. Por falta de cuidado e por confiar na redução, os clientes não verificam quem está cobrando e acabam pagando o valor negociado em acordos, mais tarde, quando são cobrados pelo escritório real verdadeiro, descobrem que caiu na fraude — afirma.

De acordo com os advogados, sendo mais desconhecido é o golpe em que os golpistas passam por advogados, conseguem entram nos processos digitais de busca e apreensão e anexa os dados pessoais, ou seja copia tudo do veículo e os valores em atrasados, sendo assim entram em contato com o cliente, se passando pelo escritório de cobrança, e negociam várias propostas com redução de até 50% da dívida, os consumidores acabam pagando o boleto é somente descobrem o golpe quando são cobrados pelo escritório verdadeiro.

— As fraudes acontecem por com boletos falsos, que fazem alterações na máscara do boleto, direcionando assim os valores para a conta dos estelionatários. O caminho a seguir para resolução desses constrangimentos passa pelo cuidado por parte dos consumidores, que têm o dever de passar a checar com mais atenção e cuidado os contatos que são feitos, desconfiando sempre de acordos milagrosos como analisar a fundo os documentos que irão pagar — orienta.

Em virtude dos fatos mencionados, Morais finaliza afirmando que é importante que, em caso de suspeita de fraude, sejam realizadas denúncias imediatamente às autoridades e que possibilitem todas as investigações para conseguir chegar a esses fraudadores.

O melhor cuidado a tomar para fugir dos golpistas e para impedir as atuações desses golpistas sempre será a atenção e divulgação de informações de qualidade.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias