Domingo, 27 de março, é o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo. A convergência de datas costuma proporcionar uma intensa programação de atividades e eventos, durante esse período, que celebram as artes do palco e do picadeiro. Fique de olho e aproveite.
Desde quarta-feira, em Rochedinho e na Orla Morena, uma agenda de atrações bancadas pela Prefeitura de Campo Grande tem movimentado o circuito da Capital com a Semana do Teatro & Circo 2022. Toda a programação é gratuita. Confira.
Hoje, na Plataforma Cultural (Av. Calógeras, nº 3.015, Centro), às 17h30min, Andréa Freire realiza a palestra “Evoé – Histórias do Teatro em Campo Grande”, uma espécie de versão compacta e ao vivo da série de quatro episódios lançada, em 2021, pela encenadora no YouTube. Em seguida, também na Plataforma, o Teatral Grupo de Risco apresenta o espetáculo “Revolução”.
Após as apresentações que integraram a temporada popular do Fulano Di Tal, o Grupo UBU leva a peça “Uma Moça na Cidade” para o Armazém Cultural, bem ao lado da Plataforma, a partir das 19h30min.
Antes, às 18h30min, um cortejo cênico, organizado pela Chicomaria Produções, parte do Armazém e circula pelas ruas adjacentes ao local.
No domingo, último dia de eventos da Semana do Teatro & Circo, a programação começa às 9h30min, na entrada Guaicurus do Parque das Nações Indígenas (Altos da Afonso Pena), com a encenação de “Tragicomédia de Dom Cristóvão e Sinhá Rosinha” pelo grupo Teatro Imaginário Maracangalha.
Às 18h30min, na Plataforma Cultural, Giovanna Zottino, Luciano Risalde, Thayla Ortega e Yuri Tavares apresentam o stand-up “Tereré com Comédia” e, logo depois, uma festa marca o encerramento do evento.
OFICINAS
O Ateliê Ramona Rodrigues (Rua 14 de Julho, nº 1.431, Casa 3, Centro) faz a sua celebração com uma maratona de seis oficinas, também no domingo.
Cada oficina terá 60 minutos de duração, ao preço de R$ 50: Fantoches, 9h, com a própria Ramona; Cantos e Contos, 10h, com Edu Brincante; Esculturas de Balão Canudo, 14h, com o Palhaço Sorryzo; Jogos e Técnicas Circenses para Crianças, 15h; e Jogos e Técnicas Circenses para Adultos, 16h, ambas com Nathalia Maluf. Por fim, às 17h, Contação de Histórias e Brincadeiras Tradicionais, com Larissa Lopes. Mais informações: (67) 99903-3550.
SESC CULTURA
Hoje, no Sesc Cultura (Av. Afonso Pena, nº 2.270, Centro), a partir das 19h, enquanto Bianca Resende (texto), Marina Torrecilha (ilustrações) e Linda Terena (revisão) lançam o livro infantil “A Guerreira Potira”, na Sala de Música, o grupo Circo do Mato apresenta o espetáculo “O Grandioso Mini Cirquim” no átrio.
A peça traz como ponto central o resgate de números tradicionais de circo por meio de uma perspectiva mais atual. Mesclando o teatro com técnicas circenses, a montagem busca “em sua simplicidade, a grandiosidade e a magia de alguns números tradicionais da história do circo mundial”.
No sábado, às 18h, o Sesc Cultura recebe o multi-instrumentista Magron Escobar para a “Noite de Seresta”, que mostra estilos musicais da fronteira Brasil-Paraguai e outros gêneros latino-americanos.
O espaço segue, ainda, com três exposições em cartaz: as temporárias “Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922” e “O Traço, a Mancha e a Queima, um Encontro de Potencialidades”, com produções dos cursos de artes visuais do Sesc Cultura de 2021, além da exposição permanente “Os Bugres de Conceição”, com peças em diferentes formas e tamanhos.
CHORINHO
Em programação externa, o Sesc Cultura realiza, neste sábado, a última edição de março do Sesc no Bosque (Shopping Bosque dos Ipês). Ao meio-dia, na praça de alimentação, o Quarteto Samba Choro realiza uma apresentação com a proposta de resgatar o chorinho, “preservando sua qualidade e ao mesmo tempo procurando agregar valores regionais”.
Às 15h, o Circo Le Chapeau apresenta o espetáculo “Tradicional Pocket Show”, no qual convida o público para “uma viagem” aos circos itinerantes, mostrando o antes, durante e depois dos espetáculos.
OUTRA SEMANA
Depois de oito dias de oficinas, exposições e apresentações artísticas, outra “semana” chega ao fim com dois eventos.
A Semana do Artesão 2022 despede-se do público amanhã, com uma atração infantil – “O Show da Luna”, às 18h, na Praça dos Imigrantes –, e outra para o público adulto – a dupla sertaneja Max e Henrique, às 19h, no Shopping Campo Grande.
Nas salas de cinema dos shopping centers, um dos destaques, em sua segunda semana de exibição, é o desenho animado brasileiro “Tarsilinha”, de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo, que utiliza como referência a obra de Tarsila do Amaral (1886-1973) e conta a história de uma garota de oito anos que embarca em uma jornada fantástica para recuperar a memória de sua mãe.
CINEMAS
Entre as estreias, do diretor californiano Michael Bay, que assina a franquia “Transformers”, o thriller “Ambulância – Um Dia de Crime” apresenta os atores Yahya Abdul-Mateen II (de “Candyman” e “Matrix Ressurections”) e Jake Gyllenhaal (de “Zodíaco” e “Homem-Aranha: Longe de Casa”) como dois irmãos adotivos, cuja relação segue a linha Caim e Abel, que se envolvem em um assalto a banco de 32 milhões de dólares.
Outra produção nacional que pode ser conferida, por sua própria conta e risco, é o besteirol “Me Tira da Mira”, com direção de Hsu Chien Hsin, o mesmo que assina “Quem Vai Ficar Com Mário?”.
A nova produção do diretor brasileiro, nascido em Taiwan, tem provocado um strike de desgosto e frustração no público e na crítica das cidades onde já estreou, mesmo com um elenco estelar, que reúne o galã quase setentão Fábio Júnior e seus filhos, Cleo Pires e Fiuk, além de Vera Fischer, musa de várias gerações, e Stênio Garcia. Daí a advertência.
GIGANTES DO PANTANAL
Na TV aberta, além do “Globo Repórter” de hoje, às 22h40min, com os bastidores do remake da novela “Pantanal”, que estreia na segunda-feira, a TV Morena exibe, no domingo, o “Mais Natureza”, que dedica a edição à fauna pantaneira.
O programa vai ao ar a partir das 23h30min e destaca os chamados “gigantes do Pantanal”, ou seja, os animais de maior porte do bioma que vivem na terra, na água ou no ar.