Menu
Quinta, 21 de novembro de 2024

Fim de semana em Campo Grande terá teatro, circo, música e lançamentos nos cinemas

Dia do Teatro e do Circo, no domingo, pauta a programação do fim de semana, que tem ainda chorinho, seresta

25 de mar 2022 - 14h:33 Créditos: Correio do Estado
Crédito: Reprodução/Divulgação

Domingo, 27 de março, é o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo. A convergência de datas costuma proporcionar uma intensa programação de atividades e eventos, durante esse período, que celebram as artes do palco e do picadeiro. Fique de olho e aproveite.

Desde quarta-feira, em Rochedinho e na Orla Morena, uma agenda de atrações bancadas pela Prefeitura de Campo Grande tem movimentado o circuito da Capital com a Semana do Teatro & Circo 2022. Toda a programação é gratuita. Confira.

Hoje, na Plataforma Cultural (Av. Calógeras, nº 3.015, Centro), às 17h30min, Andréa Freire realiza a palestra “Evoé – Histórias do Teatro em Campo Grande”, uma espécie de versão compacta e ao vivo da série de quatro episódios lançada, em 2021, pela encenadora no YouTube. Em seguida, também na Plataforma, o Teatral Grupo de Risco apresenta o espetáculo “Revolução”.

Após as apresentações que integraram a temporada popular do Fulano Di Tal, o Grupo UBU leva a peça “Uma Moça na Cidade” para o Armazém Cultural, bem ao lado da Plataforma, a partir das 19h30min. 

Antes, às 18h30min, um cortejo cênico, organizado pela Chicomaria Produções, parte do Armazém e circula pelas ruas adjacentes ao local.

No domingo, último dia de eventos da Semana do Teatro & Circo, a programação começa às 9h30min, na entrada Guaicurus do Parque das Nações Indígenas (Altos da Afonso Pena), com a encenação de “Tragicomédia de Dom Cristóvão e Sinhá Rosinha” pelo grupo Teatro Imaginário Maracangalha. 

Às 18h30min, na Plataforma Cultural, Giovanna Zottino, Luciano Risalde, Thayla Ortega e Yuri Tavares apresentam o stand-up “Tereré com Comédia” e, logo depois, uma festa marca o encerramento do evento.

OFICINAS

O Ateliê Ramona Rodrigues (Rua 14 de Julho, nº 1.431, Casa 3, Centro) faz a sua celebração com uma maratona de seis oficinas, também no domingo. 

Cada oficina terá 60 minutos de duração, ao preço de R$ 50: Fantoches, 9h, com a própria Ramona; Cantos e Contos, 10h, com Edu Brincante; Esculturas de Balão Canudo, 14h, com o Palhaço Sorryzo; Jogos e Técnicas Circenses para Crianças, 15h; e Jogos e Técnicas Circenses para Adultos, 16h, ambas com Nathalia Maluf. Por fim, às 17h, Contação de Histórias e Brincadeiras Tradicionais, com Larissa Lopes. Mais informações: (67) 99903-3550.

SESC CULTURA

Hoje, no Sesc Cultura (Av. Afonso Pena, nº 2.270, Centro), a partir das 19h, enquanto Bianca Resende (texto), Marina Torrecilha (ilustrações) e Linda Terena (revisão) lançam o livro infantil “A Guerreira Potira”, na Sala de Música, o grupo Circo do Mato apresenta o espetáculo “O Grandioso Mini Cirquim” no átrio.

A peça traz como ponto central o resgate de números tradicionais de circo por meio de uma perspectiva mais atual. Mesclando o teatro com técnicas circenses, a montagem busca “em sua simplicidade, a grandiosidade e a magia de alguns números tradicionais da história do circo mundial”.

No sábado, às 18h, o Sesc Cultura recebe o multi-instrumentista Magron Escobar para a “Noite de Seresta”, que mostra estilos musicais da fronteira Brasil-Paraguai e outros gêneros latino-americanos.  

O espaço segue, ainda, com três exposições em cartaz: as temporárias “Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922” e “O Traço, a Mancha e a Queima, um Encontro de Potencialidades”, com produções dos cursos de artes visuais do Sesc Cultura de 2021, além da exposição permanente “Os Bugres de Conceição”, com peças em diferentes formas e tamanhos.

CHORINHO

Em programação externa, o Sesc Cultura realiza, neste sábado, a última edição de março do Sesc no Bosque (Shopping Bosque dos Ipês). Ao meio-dia, na praça de alimentação, o Quarteto Samba Choro realiza uma apresentação com a proposta de resgatar o chorinho, “preservando sua qualidade e ao mesmo tempo procurando agregar valores regionais”.  

Às 15h, o Circo Le Chapeau apresenta o espetáculo “Tradicional Pocket Show”, no qual convida o público para “uma viagem” aos circos itinerantes, mostrando o antes, durante e depois dos espetáculos.

OUTRA SEMANA

Depois de oito dias de oficinas, exposições e apresentações artísticas, outra “semana” chega ao fim com dois eventos. 

A Semana do Artesão 2022 despede-se do público amanhã, com uma atração infantil – “O Show da Luna”, às 18h, na Praça dos Imigrantes –, e outra para o público adulto – a dupla sertaneja Max e Henrique, às 19h, no Shopping Campo Grande.

Nas salas de cinema dos shopping centers, um dos destaques, em sua segunda semana de exibição, é o desenho animado brasileiro “Tarsilinha”, de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo, que utiliza como referência a obra de Tarsila do Amaral (1886-1973) e conta a história de uma garota de oito anos que embarca em uma jornada fantástica para recuperar a memória de sua mãe.

CINEMAS

Entre as estreias, do diretor californiano Michael Bay, que assina a franquia “Transformers”, o thriller “Ambulância – Um Dia de Crime” apresenta os atores Yahya Abdul-Mateen II (de “Candyman” e “Matrix Ressurections”) e Jake Gyllenhaal (de “Zodíaco” e “Homem-Aranha: Longe de Casa”) como dois irmãos adotivos, cuja relação segue a linha Caim e Abel, que se envolvem em um assalto a banco de 32 milhões de dólares.

Outra produção nacional que pode ser conferida, por sua própria conta e risco, é o besteirol “Me Tira da Mira”, com direção de Hsu Chien Hsin, o mesmo que assina “Quem Vai Ficar Com Mário?”. 

A nova produção do diretor brasileiro, nascido em Taiwan, tem provocado um strike de desgosto e frustração no público e na crítica das cidades onde já estreou, mesmo com um elenco estelar, que reúne o galã quase setentão Fábio Júnior e seus filhos, Cleo Pires e Fiuk, além de Vera Fischer, musa de várias gerações, e Stênio Garcia. Daí a advertência.

GIGANTES DO PANTANAL

Na TV aberta, além do “Globo Repórter” de hoje, às 22h40min, com os bastidores do remake da novela “Pantanal”, que estreia na segunda-feira, a TV Morena exibe, no domingo, o “Mais Natureza”, que dedica a edição à fauna pantaneira.

O programa vai ao ar a partir das 23h30min e destaca os chamados “gigantes do Pantanal”, ou seja, os animais de maior porte do bioma que vivem na terra, na água ou no ar.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias