Menu
Quinta, 28 de março de 2024

Saiba como fazer alistamento militar online obrigatório; Prazo termina dia 30 de junho

Jovens que completam 18 anos em 2020 devem se alistar

25 de mai 2020 - 10h:46 Créditos: Midiamax
Crédito: Divulgação

Fazendo parte das mudanças na forma de oferta dos serviços durante a pandemia do coronavírus (Covid-19), o alistamento militar em 2020 está sendo feito exclusivamente pela internet. Os jovens que completam 18 anos neste ano têm até o dia 30 de junho para se candidatar a uma vaga na Marinha, Exército ou Aeronáutica no site da junta militar, ou através do aplicativo do Exército.

A mudança visa justamente evitar as aglomerações nas juntas militares, mas não tira a obrigatoriedade e quem não se alistar no prazo deverá pagar multa e não não poderá tirar passaporte, matricular-se em instituições de ensino, inscrever-se em concursos públicos, entre outras coisas.

Para ajudar nessa nova situação, saiba como realizar o alistamento online:

É importante lembrar que, todo brasileiro do sexo masculino deve se alistar no ano em que completa 18 anos. Este ano o alistamento está sendo feito exclusivamente de forma online.

Ao acessar o site, o jovem deve clicar na seção “Quero me alistar”, em seguida indicar em qual das situações se encontra:

  • Arrimo (é o único responsável pelo sustento da família);
  • Exterior (mora no exterior e não possui CPF);
  • Nome social (quer se alistar usando nome social);
  • Problema de saúde (é portador de necessidade especial física e aparente);
  • Alistamento militar (não se enquadra em nenhum dos itens anteriores).

Em seguida, deve informar o número do CPF e preencher um formulário com dados pessoais como data de nascimento e nome completo da mãe. Após isso preencher o formulário de alistamento.

Ao termina o preenchimento dos dados, o sistema gerará o RA (Registro de Alistamento) que deve ser usado para acompanhar o status do processo que deve ser feito na opção “Já me alistei” no site, junto com o número do CPF.

O candidato pode também fazer o alistamento por meio do aplicativo Exército Brasileiro, disponível para celulares Android e iPhone (iOS).

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias