Menu
Sexta, 20 de setembro de 2024

Sábado de prevenção ao diabete

A expectativa é que cerca de 200 pessoas passem pela Praça Paraguaia para orientações de prevenção

25 de jun 2022 - 11h:20 Créditos: Yuri Tomaz
Crédito: Yuri Tomaz

A Secretaria Municipal de Saúde, representada pelo Núcleo de Nutrição e Promoção à Saúde, está realizando nesse sábado, 25, o Dia D da Prevenção ao Diabete. A iniciativa antecede o Dia Nacional do Diabetes, que é neste domingo, 26.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil é o 5º país com incidência de diabetes pelo mundo, o que faz com que esse aspecto seja caracterizado como um problema público de saúde. Para isso, é necessário a prevenção, como explica o educador físico da equipe Núcleo de Apoio à Saúde da Família,  Fábio Hidelbrandi.

Pensando no Dia Nacional de Prevenção ao Diabetes, que acontece amanhã, dia de 26 de junho, a gente detectou a importância de fazer esse dia de prevenção, Dia D do Diabetes aqui na Praça Paraguaia, pensando em mobilizar a população para vir fazer o teste de glicemia, pressão alta, pré-diabético, peso e altura e relação de cintura e quadril para podermos estratificar o risco que pessoa está com relação à saúde, para que possamos dar orientações de hábitos saudáveis que pode melhorar a qualidade de vida da população.

Hidelbrandi informou que a parceria com o Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran) auxilia nas orientações por contar com profissionais de diversas áreas, como enfermagem, nutrição, educação física e farmácia. 

“Está sendo realizado a aferição de pressão arterial pelo curso de enfermagem, o teste de glicemia pelo curso de farmácia. A avaliação do pé diabético está sendo feito pela fisioterapeuta do Nasf. Aferição de peso, altura e classificação do IMC também. Estamos tendo também algumas orientações farmacêuticas quando o paciente usa algum tipo de medicamento e o que a gente pode fazer para melhorar esse uso racional do medicamento”, declarou. 

De acordo com o Ministério da Saúde, os tipos de diabetes se classificam de forma variada, sendo Tipo 1, Tipo 2, Diabetes Gestacional e de outros tipos, sendo que o que mais acomete os pacientes é o Tipo 2, com margem de 90%. 

Sintomas como vontade frequente de urinar, perda de peso, fadiga, cicatrização demorada, infecções frequentes e furúnculos devem ser observados. Em alguns casos, o tratamento pode ser por medicação administrada por via oral, não sendo necessário a reposição hormonal da insulina.

A ação está acontecendo na Academia de Saúde, da Praça Paraguaia, e vai até às 15h00, com avaliações gratuitas. A expectativa é que passe por lá cerca de 200 pessoas. 

Além da ação do Dia D realizada hoje, a Academia de Saúde atende diariamente, das 7h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00, com profissionais da nutrição, fisioterapia, farmácia, psicólogo, assistente social e outros. 

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias