
A agência espacial norte-americana (NASA) anunciou na última quinta-feira (21) que o lançamento de sua próxima missão tripulada à ISS, a Crew-5, ocorrerá a partir de 29 de setembro. A missão levará dois astronautas norte-americanos (Nicole Mann e John Cassada), um japonês (Koichi Wakata) e uma cosmonauta russa (Anna Kikina) a bordo da cápsula Crew Dragon Endurance para uma estadia de seis meses no laboratório orbital.
Este será o segundo voo da Endurance, que fez sua viagem inaugural em novembro passado, durante a missão Crew-3. Será a primeira vez que os quatro motores Draco frontais da cápsula, que são usados para ajustes de altitude e orientação durance o voo, são usados em uma missão comercial tripulada.
O foguete Falcon 9 será "novo em folha", mas sofreu danos durante o trajeto da fábrica da SpaceX em Hawthorne, na Califórnia, para as instalações de teste da empresa em McGregor, no Texas. Com isso o "interestágio", seção que conecta o primeiro e segundo estágios do foguete, está sendo substituído, junto com parte da instrumentação.
/i543335.png)
Esta será a primeira vez que uma cosmonauta voa em uma espaçonave da SpaceX, fruto de um acordo de "troca de tripulação" entre a NASA e a agência espacial russa, a Roscosmos, firmado em meados de julho.
Em troca, o astronauta norte-americano Frank Rubio irá à ISS com os cosmonautas Sergey Prokopyev e Dmitry Petelin na missão Soyuz MS-22, com lançamento marcado para 21 de setembro a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.