
Localizadas em áreas distantes de hospitais, aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul vão receber 21 ambulâncias zero km. A doação dos veículos foi oficializada na edição desta sexta-feira (25) do Diário Oficial do Estado, pela SES (Secretaria Estadual de Saúde).
Os veículos ficarão sob a responsabilidade dos 16 polos que o Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena) tem no Estado. Coordenador do órgão, Lindomar Terena explica que a previsão para começar a usá-las agora depende de trâmites burocráticos junto ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e às prefeituras das cidades onde as comunidades vivem.
As ambulâncias são uma necessidade antiga e "virão numa hora muito importante para a saúde indígena", afirmou Lindomar. O plano é entregar um veículo para distritos com população indígena menor e dois para os maiores.
Conforme o termo de doação, os veículos recebidos serão furgões adaptados para suporte básico tipo B, aptos a transportar pacientes com risco de vida até hospital e também dar apoio ao atendimento hospitalar.