
O Partido dos Trabalhadores aproveitou a manhã gelada de domingo (24), em Ponta Porã, para aquecer as articulações de 2026. No encontro municipal, foi consolidado o nome do empresário binacional Carlos Bernardo como pré-candidato a uma vaga na Câmara Federal. O evento também marcou o lançamento do projeto da legenda para disputar mais assentos na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
Em entrevista à imprensa, o deputado federal Vander Loubet destacou que o partido entra numa fase de fortalecimento interno no Estado. O primeiro movimento, segundo ele, foi romper com o governador Eduardo Riedel, que recentemente deixou o PSDB para ingressar no PP e criticou decisões do STF sobre os ataques da extrema direita.
“Moralmente não poderíamos mais continuar ao lado de quem se coloca contra nossa ideologia. Estivemos juntos no momento decisivo, quando o PT apoiou Riedel contra o capitão Contar. Mas agora somos obrigados a abandonar quem, após eleito, resolveu seguir outro caminho”, afirmou Vander, que assume no próximo sábado (6) a presidência estadual do PT.
Durante o ato, Vander fez um balanço da atuação nacional do partido, citando avanços conquistados no governo Lula e a necessidade de reforçar a militância, ampliar filiações e formar novas lideranças.
Já Carlos Bernardo, ao discursar como pré-candidato, conclamou a militância a defender as pautas do governo federal e a presença do presidente Lula. “O PT é grande, tem raízes fortes e está em vias de eleger Lula pela quarta vez. Essa força vem da base, da militância e dos movimentos sociais”, disse.
O encontro também marcou a posse da nova direção municipal do partido em Ponta Porã, com o professor Hamilton Júnior assumindo a presidência do diretório local.
Entre os presentes estavam os deputados federais Vander Loubet e Camila Jara, a deputada estadual Gleice Jane, o vereador douradense Elias Ishy, além de lideranças de Aral Moreira, Amambai e distritos de Ponta Porã, como Nova Itamarati e Dorcelina Folador.