O vulcão Cumbre Vieja, na cidade de La Palma, nas Ilhas Canárias aumentou sua atividade explosiva na sexta-feira (24). Explosões vulcânicas lançaram lava em brasa no ar neste sábado (25) quando uma nova saída de emissão foi aberta que fica a oeste da saíde principal, segundo o Instituto de Vulcanologia das Ilhas Canárias. O surgimento de duas novas crateras contribui para a formação de um "rio de lava".
Com a entrada nessa nova fase explosiva, a lava expelida na sexta-feira (24) pelo vulcão percorreu um quilômetro na noite passada. No entanto, neste sábado (25), a velocidade diminuiu.
O aeroporto de La Palma foi fechado neste sábado (25) devido ao acúmulo de cinzas na pista. Trabalhadores varreram as cinzas vulcânicas, mas vários voos foram cancelados. Longas filas foram criadas no porto principal de La Palma enquanto as pessoas, algumas cujos voos haviam sido cancelados, tentavam sair de balsa da ilha.
La Palma, com uma população de mais de 83.000 habitantes, faz parte de um arquipélago que constitui as Ilhas Canárias no Atlântico.
Em 19 de setembro, o vulcão entrou em erupção e até este domingo (26) o evento resultou na evacuação de seis mil pessoas de suas casas e cerca de 400 imóveis destruídos.
Pessoas evacuadas na sexta-feira (24) não poderão retornar às suas casas para recuperar seus pertences por causa da "evolução da emergência vulcânica", disseram as autoridades locais.