Menu
Segunda, 25 de novembro de 2024

Centro de apoio aos autistas recebe recursos para ampliação

Solenidade ontem segunda-feira (24) marcou a assinatura de liberação de recurso

25 de out 2022 - 08h:48 Créditos: Dourados Agora
Crédito: Dourados Agora

Convênio do Governo do Estado no valor R$ 1,7 milhão vai possibilitar a ampliação do Centro de Apoio e atendimento da AAGD (Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados). Atualmente mais de 200 pessoas são atendidas no local e a fila de espera de pessoas com autismo de toda a região é grande.

Solenidade ontem segunda-feira (24) marcou a assinatura de liberação de recurso. O secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto, representou o governador Reinaldo Azambuja na cerimônia e também comentou sobre a articulação e união necessária para que o recurso chegasse até a associação.

Militante da causa autista conhecido na cidade, o presidente da associação, Francisco Sobrinho de Brito, lembrou da época que iniciou os trabalhos dedicado às pessoas com autismo e disse que estar com uma parte da sede pronta e projetar a ampliação hoje é a realização de um sonho. “É um momento de muita alegria para mim, porque há 12 anos eu e minha esposa tivemos a ideia de criar um espaço para atender as crianças autistas. Isso foi crescendo, se tornou uma associação e agora estamos realizando esse sonho. Não seria possível sem esses representantes que estão aqui, contribuindo e confiando no nosso trabalho. Graças a Deus, com essa segunda etapa, vamos poder atender mais gente com a mesma qualidade”.

O prefeito Alan Guedes esteve na solenidade e disse que “é um passo muito importante para consolidação desse trabalho da AAGD, que é um trabalho de todos. Só estamos aqui por conta de uma união de esforços muito grande”, destacou o prefeito Alan Guedes. Ele lembrou também da pareceria que já acontece entre a instituição e a Prefeitura que colabora para as atividades oferecidas no local que atende cerca de 200 pessoas com autismo.

“Já temos um convênio de cerca de R$ 400 mil por ano em recursos para a AAGD, além a cessão de profissionais, pessoas que são da nossa rede e que estão aqui contribuindo para que essa associação se consolide e que tenha a oportunidade de transformar vidas das crianças e jovens atendidas aqui dentro”, concluiu o prefeito.

Centro de apoio aos autistas recebe recursos para ampliação
Divulgação

A Associação

A sede, localizada no bairro Canaã III, foi inaugurada durante a pandemia. O prédio foi construído numa área de 2.450 metros quadrados. A edificação tem 1.102 metros quadrados, com capacidade para abrigar consultórios médicos, atendimentos pedagógicos diversos e de fonoaudiologia, odontologia, fisioterapia e terapia ocupacional, com a presença de psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais, bem como a compra dos equipamentos para o funcionamento do local.

A AAGD oferece apoio psicossocial, o bem-estar e melhoria da qualidade de vida das pessoas com autismo e suas famílias. Para isso oferece atendimento em psicoterapia individual ao público alvo mediado por psicólogos na área comportamental, atendimentos as famílias com a equipe técnica (assistente social e psicóloga), bem como os Projetos Complementares, sendo eles: Equoterapia, Ginástica, Musicalização e Apoio pedagógico.

A AAGD também tem como objetivo a inclusão do público autista na sociedade e o combate do preconceito, com promoção de orientação, rodas de conversa, palestras, seminários, atividades lúdicas com dinâmicas com as famílias e sociedade, buscando assim ampliar o conhecimento no que tange ao autismo e suas garantias de direitos.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias