Começa nesta sexta-feira (25) e vai até o domingo (27) 2ª edição do Festop – Festival de Todos os Povos. O evento será realizado na Praça Antônio João, no centro da cidade, com uma programação recheada de música, gastronomia, artes, empreendedorismo criativo, artesanato e literatura.
Segundo o produtor cultural Fernando de Castro Além (Dagata), a segunda edição está ainda mais especial, com atrações musicais de Dourados, Campo Grande e Asunción (PY). “Pensamos em todos os gêneros musicais e também em uma estrutura que favoreça tanto os expositores nas barracas de alimentação quanto o público, facilitando o acesso aos shows e às tendas literárias”, explicou Dagata.
Além da música, o festival movimenta a economia criativa, gerando oportunidades para pequenos empreendedores e fortalecendo o cenário cultural da cidade e do estado. A expectativa para este ano é gerar cerca de 600 empregos diretos, contribuindo significativamente para a economia local.
Literatura e homenagens
O festival também contará com a Tenda da Literatura Ilson Boca Venâncio, um espaço dedicado à difusão das obras literárias sul-mato-grossenses. Serão promovidos lançamentos de livros, apresentações musicais, declamação de poemas e espetáculos de dança e teatro. Este ano, o espaço homenageia o multiartista douradense Ilson Boca Venâncio, falecido recentemente.
Programação diversificada
A abertura será às 19h desta sexta-feira (25), com uma apresentação da Orquestra UFGD. Ao longo dos três dias, o público poderá desfrutar de shows de artistas locais e internacionais, como Néstor Ló Los Caminantes (Asunción PY), Ana Karla, Grupo Bezz (Venezuela), Falange da Rima, Soul Samba, João Martinelli e muitos outros.
O festival também terá apresentações culturais na Tenda de Literatura, incluindo performances de stand-up comedy, street dance e poesia. Na praça, o público poderá participar de uma Batalha de MC's e assistir ao tradicional espetáculo circense Balança Mas Não Cai.
O Festival de Todos os Povos acontece de 25 a 27 de outubro na Praça Antônio João, em Dourados (MS). O evento é gratuito e aberto ao público.
A realização é da Bailinho do Dagata Produção Cultural e Economia Criativa, com o apoio de diversas instituições, como a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Prefeitura Municipal de Dourados, SESC/MS, SEBRAE/MS, entre outros.