A “barriga de cerveja” é um tipo de gordura abdominal que se caracteriza por ser dura e proeminente, comum em homens e que pode causar sérios problemas de saúde, pois está associada a um risco maior de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.
O tipo de gordura que a gera é a gordura visceral, que se caracteriza por se acumular nos órgãos internos do abdômen, é muito compacta e não deixa espaço para se mover, empurrando a parede abdominal para fora, o que causa a aparência de uma barriga saliente.
Embora a cerveja não seja a única razão para o acúmulo de gordura, as bebidas alcoólicas podem contribuir para o ganho de peso, pois o álcool contém um alto teor calórico e, ao misturar diferentes tipos, você pode obter a quantidade de calorias de uma refeição, mas sem os nutrientes.
O truque para evitar a barriga de cerveja
Não é preciso cancelar de vez o consumo de cerveja para evitar o acúmulo de gordura visceral, desde que se mantenha um consumo moderado, pois beber em excesso por apenas um dia não diminui seus efeitos sobre o peso corporal.
Os profissionais recomendam que os homens não ultrapassem uma ingestão diária de 700 ml, o que equivale a duas latas de cerveja, enquanto as mulheres não devem exceder 400 ml por dia. Isso reduz as calorias contidas no álcool, pois 100 ml de cerveja contêm 40 calorias, o que significa que uma lata de 330 ml de cerveja fornece aproximadamente 150 calorias, mas esse não é o único fator que influencia o aparecimento da “barriga de cerveja”.
O consumo de bebidas alcoólicas sobrecarrega o fígado, pois ele se concentra em metabolizar as toxinas do álcool. Como resultado, sua capacidade de processar outros alimentos é limitada, levando ao acúmulo de gordura quando lanches como amendoim ou batatas fritas são consumidos.
É também por isso que você precisa observar sua dieta ao harmonizar suas cervejas, regulando a ingestão de alimentos ultraprocessados ou com alto teor de gordura, como fast food, e aumentando o consumo de vegetais crus ou nozes sem sal.