As obras da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Três Lagoas seguem conforme cronograma e já é possível ver melhor a estrutura de todo o complexo operacional, um dos maiores da Sanesul. Em breve, o Município terá o apoio da ETE Souza Dias (com capacidade de 100 l/s).
Distante 350 km de Campo Grande, a cidade é considerada um grande polo de desenvolvimento Industrial de Mato Grosso do Sul, e está recebendo melhorias no sistema de tratamento do esgoto sanitário.
INVESTIMENTO
Localizada na região leste da cidade, no distrito industrial, a ETE Souza Dias terá capacidade de tratar 100 litros de esgoto bruto por segundo. No planejamento da obra, também consta a execução de 1.140 metros de emissário. O recurso é de cerca de RS 14,5 milhões e vêm do Orçamento Geral da União (OGU).
AMPLIAÇÃO DO TRATAMENTO DE ESGOTO
Com mais esta ETE, a cidade terá em atividade três Estações de Tratamento de Esgoto: a ETE Planalto, a ETE Jupíá e a ETE Souza Dias.
COBERTURA E UNIVERSALIZAÇÃO
Com a entrega da ETE Souza Dias, o município alcançará a meta da universalização da cobertura de esgoto.
Hoje, o município trata 88% do esgoto produzido na cidade.
INVESTIMENTO EM SANEAMENTO
Somando todos os recursos na área de saneamento básico água e esgoto (recursos próprios e Federais), o Governo do Estado, por meio da Sanesul, têm investido cerca de R$ 153,3 milhões de reais em Três Lagoas na sua atual gestão.
OBRAS EM EXECUÇÃO - Neste momento, há R$ 71,4 milhões em obras sendo executadas no município.