Menu
Quinta, 04 de dezembro de 2025

Banco Central amplia proteção no Pix contra golpes

MED agora permite recuperar dinheiro transferido para várias contas usadas por fraudadores.

25 de nov 2025 - 08h:44 Créditos: Redação, com informações do Midiamax
Crédito: Divulgação/Banco Central

Entrou em vigor a nova regra do Banco Central que amplia o alcance do Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Pix, tornando mais fácil recuperar transferências indevidas e dificultando a atuação de golpistas.

O MED, criado em 2021, passa agora a permitir o rastreamento e a devolução de valores mesmo quando o dinheiro é transferido para outras contas, tentativa comum usada por fraudadores para ocultar a origem dos recursos. As instituições financeiras poderão acessar informações compartilhadas entre os participantes da transação, possibilitando que a devolução seja feita em até 11 dias após a contestação.

Até então, a devolução só era possível a partir da conta que recebeu o valor diretamente, o que inviabilizava o retorno do dinheiro quando os golpistas esvaziavam rapidamente o saldo e repassavam para terceiros.

Por enquanto, a adesão ao novo modelo é opcional para bancos e instituições de pagamento, mas o Banco Central determinou que o MED se tornará obrigatório a partir de 2 de fevereiro de 2026.

O mecanismo segue restrito a situações específicas: fraudes comprovadas ou erros operacionais das instituições. Ele não pode ser aplicado em casos de desacordo comercial, envio para pessoa de boa-fé ou erros cometidos pelo próprio usuário ao digitar uma chave Pix.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias