Mais de 34 mil moradores de Erechim, no norte do Rio Grande do Sul, foram impactados por uma intensa queda de granizo que atingiu o município na tarde de domingo (23). Diante do cenário de destruição, a prefeitura decretou situação de emergência em todo o território.
Hospitais e unidades de pronto atendimento registraram 189 pessoas feridas, atendidas principalmente por cortes e escoriações provocados pelo granizo. Os danos atingiram residências, escolas, unidades de saúde, vias públicas e diversos prédios privados.
O governo estadual informou que 21 escolas da rede estadual foram danificadas. As aulas seguem suspensas nesta terça-feira (25) nas instituições municipais, estaduais e também nas escolas privadas que recebem alunos por meio de convênios com o município.
Para auxiliar na resposta imediata, o governo do Rio Grande do Sul autorizou a liberação de R$ 1,5 milhão, recurso que será destinado à compra de telhas para famílias vulneráveis atingidas pelo temporal.
Segundo o Centro de Monitoramento da Defesa Civil (CMDEC), o evento foi provocado pela combinação de uma área de baixa pressão com calor e umidade elevados. A Defesa Civil estadual emitiu três alertas para a região e mantém uma equipe em campo monitorando os impactos e avaliando novas necessidades de apoio.



