Menu
Quinta, 18 de abril de 2024

Sanesul comemora mais de quatro décadas levando água e serviço de saneamento da mais alta qualidade ao MS

Para o novo ano, políticas públicas solidárias serão foco da companhia

26 de jan 2022 - 13h:09 Créditos: Assessoria/Sanesul
Crédito: Divulgação/Sanesul

Celebrando os 43 anos de uma história de sucesso, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) traz em sua trajetória várias conquistas em favor daqueles que utilizam o seu serviço. Mais do que somente uma empresa que desempenha atividades na área de saneamento e distribuição de água, a Sanesul se destaca pelo trabalho voltado ao bem-estar das pessoas.

Nos últimos dois anos, período em que o estado tem vivido em meio a uma pandemia desencadeada pelo coronavírus, a companhia demonstrou sua força, gerindo pessoas e atuando com segurança na realização de seus serviços, sempre priorizando a saúde de seus colaboradores e clientes.

Em Mato Grosso do Sul a instituição é responsável pelo tratamento e distribuição de água de 68 municípios e 60 distritos. Desde o ano passado vem ampliando a sua cobertura de esgotamento sanitário, onde o objetivo é atingir 100%.


Sanesul comemora mais de quatro décadas levando água e serviço de saneamento da mais alta qualidade ao MS
iretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Júnior. (Foto: Divulgação/Sanesul)


Uma de suas maiores metas, é através de planejamentos bem executados, como tem sido nessas quatro décadas de trabalho, realizar a universalização do esgotamento sanitário. E por assim garantir cumprimento e manutenção das metas do marco regulatório.

Em entrevista ao Enfoque MS, o diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Júnior, ressalta que a empresa se orgulha de sua trajetória e destaca ainda a maneira como esse serviço é bem executado, salientando o cenário atual, em que escassez hídrica e falta de água tem se agravado. “Dentre as mais de 65 cidades que atendemos o nosso lema é trabalhar com segurança hídrica”, aponta o diretor, que ainda complementa lembrando que no MS, não se fez necessário o racionamento de água, nem muito menos, a falta dela.

Na Sanesul essa situação foi administrada de forma muito positiva. “Nós traçamos um plano de contingenciamento dentro da própria companhia, fazendo a perfuração de 40 novos poços, sendo assim, não foi necessário repassar essa modalidade de contingenciamento a população, porém sempre enfatizando a importância do consumo responsável desse bem tão maravilhoso, que é água”, reforça Walter Carneiro.

Em relação a melhoria dos serviços, é relevante lembrar do Programa Rota do Saneamento, que é direcionado ao esgotamento sanitário, onde mais de 40 municípios foram percorridos somente no ano de 2021, onde ocorreu a entrega de mais de R$ 400 milhões em obras. “Inúmeras inaugurações, licitações e autorizações de novas contratações, tudo em prol do objetivo que foi traçado pelo governo do Estado, em possibilitar para cada cidadão sul-mato-grossense contar com a rede de esgoto”, diz Carneiro.

Para o novo ano, uma nova política pública vem sendo implementada, levando em conta todo o contexto geral da atualidade, como inflação, perda do poder de compra e aumento significativo de diversos bens e serviços. Tendo em vista as circunstâncias, ações já foram colocadas em práticas e devem se prolongar o quanto for necessário para atender os cidadãos.

Sanesul comemora mais de quatro décadas levando água e serviço de saneamento da mais alta qualidade ao MS
Evento espaço Sanesul. (Foto: Divulgação/Sanesul)


“Estou feliz com o ato solidário que adotamos na empresa em parceria com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), reduzindo a partir desse mês de janeiro a tarifa em 3,13 % no consumo médio e ainda acabamos com a tarifa mínima, aquela em que era obrigatório o pagamento de ao menos 10 metros cúbicos, consumidos ou não. Com isso mais de 212 mil famílias e cerca de 40 mil comércios terão sua conta reduzida, isso para nós é uma grande conquista”, conclui o dirigente, que ainda reafirma sua enorme satisfação em integrar essa equipe de mais de 1,2 mil colaboradores.

História da Sanesul

A SANESUL (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) nasceu no dia 26 de Janeiro por meio do Decreto Estadual nº 071/1979, com assinatura do então governador do estado Harry Amorim Costa.

A empresa iniciou as suas operações atuando diretamente na captação, tratamento e distribuição de água tratada para 17 municípios e com apenas 52 mil ligações de água.

Atualmente, está presente em 68 cidades e 60 distritos, universalizou o fornecimento da água tratada em todas essas localidades, e agora está ampliando a sua cobertura de esgotamento sanitário até atingir 100% da população.

A Sanesul é uma empresa com autonomia administrativa e financeira e está vinculada ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, realizando ações e adotando uma gestão estratégica e sustentável para promover a saúde e a qualidade de vida para toda a população sul-mato-grossense.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias