Menu
Quinta, 11 de setembro de 2025

Do rápido sucesso ao desaparecimento: Conheça o Dourados Futebol Clube

Fundado em 1991 após uma fusão entre duas equipes tradicionais de Dourados, o DFC foi um clube fortíssimo e temido mas com história curta

26 de jan 2023 - 11h:28 Créditos: Cássio Siqueira
Crédito: Arquivo

Em 1990,após várias tentativas entre a dupla UbiCad: Ubiratan e o Douradense, o Leão da Fronteira finalmente havia conquistado e levado a taça do Sul Mato-Grossense Série A para a cidade de Dourados, garantindo também a vaga em dois campeonatos nacionais para 1991: A Série B e também a Copa do Brasil, que havia sido criada alguns anos antes,em 1989.

Em 1991 o Ubiratan não foi bem nas competições nacionais, sendo eliminado na primeira fase da Copa do Brasil para o Criciúma, que seria o campeão daquela edição e na Série B caiu em um grupo relativamente difícil e deu adeus a competição com apenas uma vitória.

Diferentemente de hoje em dia, o Sul Mato-Grossense se iniciava no 2° semestre do ano, após as disputas da primeira fase da Série B(A Série C novamente havia sido extinta em 1991), com o estadual se aproximando e com a grande vontade de criar um time único em Dourados, que levasse o nome da cidade, cores e até mesmo os símbolos, empresários locais decidiram então apoiar a fusão entre o Ubiratan e o Atlético Douradense, algo que de início a torcida dos dois times não gostaram, pois ambas possuíam uma certa rivalidade desde os anos 80.

Porém iniciado o mês de junho, se confirmou a fusão e foi fundado o Dourados Futebol Clube, que havia como escudo o brasão do município de Dourados e levava as cores azul, amarelo e branco em seus uniformes e era composto por um elenco formado justamente para tentar trazer mais uma taça para a cidade modelo.


Estadual de 1991

O Campeonato Sul Mato-Grossense de Futebol de 1991 se iniciou no mês de agosto, e o Dourados na primeira fase caiu no grupo B com as equipes da  SE Nova Andradina, SE Naviraiense, Ivinhema EC, SE Pontaporanense e o EC Sidrolândia.

E o jogo de estréia do Dourados foi logo com uma vitória sobre o Sidrolândia no Estádio Douradão, mas no jogo seguinte, acabou amargando a primeira derrota da sua história ao ser derrotado fora de casa pelo Ivinhema por 1x0, já na próxima partida houve a recuperação e o Dourados venceu a Pontaporanense em casa por 2x1.

Ao final da primeira fase, que contou com 10 jogos, o Dourados mostrou que era sim um candidato ao título estadual após se classificar em primeiro do grupo com 7 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, obtendo 15 pontos(A vitória na época valia 2 pontos), dois a mais que o 2° colocado do grupo, a Nova Andradina.

Classificavam se os 3 primeiros dos grupos A e B, então pelo Grupo B, além do Dourados e da Nova Andradina, a Naviraiense também conseguiu avançar para a segunda fase. Já no Grupo A a dupla Comercial e Operário avançaram juntamente com o Paranaibense.

A segunda fase também era em formato de grupos, porém, com um regulamento bem exótico: Os 6 classificados formavam 2 grupos de 3 times com ambas as equipes que eram dos mesmo grupos na primeira fase, porém não se enfrentavam, os seus adversários eram as equipes do outro grupo, e os jogos seriam em turno e returno com os dois primeiros desses grupos avançando para as semi-finais do estadual.

Confuso né? Pois bem, o Dourados perdeu todo o gás que teve na primeira fase e acabou decepcionando ao jogar os 6 jogos e não vencer nenhum, foi eliminado amargando a ultima posição do grupo com apenas 3 pontos graças a 3 empates.


Estadual de 1992

Em 1992 o Dourados veio novamente com grande força e investimento para mais um Campeonato Sul Mato-Grossense e claro, querendo levantar a taça com poucos anos de existência.

E como era de se esperar, o regulamento foi alterado: Dessa vez a primeira fase era composta por 3 grupos regionalizados com 5 times cada, no qual os 3 primeiros avançavam para a segunda fase que também seria dividida em 3 grupos, dessa vez com 3 equipes cada, sendo que os primeiros colocados juntamente com o segundo melhor colocado passavam para a semi-final.

E o grupo do Dourados na primeira fase foi o C, que foi composto pela as equipes da SE Pontaporanense, SE Nova Andradina, SE Naviraiense e o Ivinhema EC.

E diferente do ano anterior, em 1992 o Dourados passou grandes apertos, avançando de fase com apenas 2 vitórias em 8 jogos, no qual isso serviu de critério de desempate para passar na 3° colocação, já que terminou com os mesmo 7 pontos da Naviraiense porém com uma vitória a mais. (Lembrando que as vitórias na época valiam 2 pontos).

Já na 2° fase, o Dourados caiu em um grupo difícil com o Operário FC que foi líder absoluto do grupo A, e o Cassilandense, vice-líder do grupo B.

Era esperado novamente uma eliminação, mas o Dourados surpreendeu e foi líder do seu grupo com 1 vitória, 3 empates e nenhuma derrota. Com isso avançou para as semi-finais do estadual já no seu segundo ano de existência!

Na semi-final acabou reencontrando o seu velho rival da primeira fase: A Nova Andradina, que também foi líder de seu grupo na 2° fase, eram dois jogos,i da e volta. Havia um grande favoritismo para o lado douradense mas o que ocorreu foi algo totalmente inesperado: Uma goleada de 5x0 para a Nova Andradina em pleno Douradão! Com esse resultado o Dourados já estava praticamente eliminado e teria que vencer por 6x0 para avançar á final sem necessidade de pênaltis.

Mas o Dourados amargou uma derrota para a SENA novamente, dessa vez por 1x0 e acabou não indo a final: Detalhe que a Nova Andradina conseguiu o título após vencer o favorito Operário FC em pleno Morenão.

Porém, por algumas razões pouco conhecidas, o Dourados decidiu não participar do estadual de 1993, mas durante esse tempo fora acabou se reforçando e claro: Foi disputar novamente o Sul Mato-Grossense em 1994 como grande favorito.


Estadual de 1994

Chegou o tão esperado ano de 1994,ano de Copa do Mundo e o Sul Mato-Grossense foi disputado já no 1° Semestre e dessa vez com um regulamento bem mais simples do que os anos anteriores: 11 equipes em grupo único,jogam todos contra todos e os 4 primeiros avançam para as semi-finais.

Além do Dourados, as outras equipes foram: CA Paranaibense, CR Três Lagoense, EC Comercial,EC Taveirópolis, Ivinhema EC,Maracajú AC, Operário AC também de Dourados, Operário FC de Campo Grande, SE Naviraiense e a SE Pontaporanense.

No primeiro turno, o Dourados já teria pela frente um jogo emblemático: O Operário AC, time fundado em 1992 com inspiração no antigo Operário EC, velho conhecido dos douradenses. E como era esperado, o Dourados mostrou o seu favoritismo vencendo por 2x0 e já mostrando que iria jogar o estadual com total foco no tão sonhado título.

Ao final do turno de ida,o Dourados obteve 5 vitórias, 3 empates e somente 2 derrotas, já no segundo turno atropelou com 7 vitórias, 2 empates e apenas uma derrota! O Dourados então avançou para as semi-finais em 2° lugar da primeira fase com 29 pontos e iria enfrentar o 3° melhor: A rival local Pontaporanense.

Era esperado que o Dourados finalmente chegasse a sua inédita final em poucos anos de história, todo o favoritismo era do lado auriceleste mas novamente a equipe perdeu o gás e foi derrotada no jogo de ida, em Ponta Porã, por 1x0 e na volta no Douradão não consegui reverter o placar, empatando por 1x1 e novamente dando adeus ao sonho de levantar a taça.


E o final brusco

Em 1995 era aguardado que o Dourados disputasse novamente o Sul Mato-Grossense mas ocorreu a desfusão, o Ubiratan acabou retornando e o Operário AC continuou disputando o estadual, rivalizando com o Leão da Fronteira. Já o Douradense após a desfusão acabou por enccerrar as atividades no futebol, ensaiando uma volta aos gramados recentemente em 2017, mas até o momento não passou disso.

Mesmo com grandes jogos e sendo temido pelo estado na época, o Dourados Futebol Clube é pouco lembrado até mesmo pelos moradores locais, quase não se encontra nada sobre a equipe, algo que podemos dizer que é triste: Um final terrível que deixa o Dourados FC com status de um mito urbano.

Uniforme II do Dourados FC: Manto raríssimo de um clube que é um mito no futebol do Mato Grosso do Sul

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias