Menu
Sexta, 30 de janeiro de 2026

Fraudes no Banco Master: sócios e executivos depõem ao STF

PGR aponta esquema que explorava vulnerabilidades do mercado financeiro.

26 de jan 2026 - 10h:30 Créditos: Redação
Crédito: Rovena Rosa

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta segunda-feira (26) os depoimentos relacionados ao inquérito que investiga fraudes no Banco Master. As oitivas se estendem até terça-feira (27) e envolvem oito executivos, entre sócios do banco, dirigentes do BRB e um diretor de empresa ligada ao esquema.

Os depoimentos ocorrem em formato presencial e por videoconferência, conforme autorizado pelo ministro relator do caso, Dias Toffoli. A decisão de concentrar as oitivas em apenas dois dias gerou desgaste na relação entre o STF e a Polícia Federal, que havia solicitado prazo maior para ouvir os investigados.

A perícia dos materiais apreendidos durante a mais recente fase da Operação Compliance Zero será realizada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), com quatro peritos designados por Toffoli para acompanhar o processo de forma independente da corporação.

Segundo a investigação da PF, acolhida pela PGR, o Banco Master teria explorado vulnerabilidades do mercado financeiro para desviar bilhões de reais em benefício de seus controladores, incluindo o empresário Daniel Vorcaro. De acordo com o relatório preliminar, o banco captava recursos via emissão de CDBs e os direcionava a fundos dos quais era único cotista, que compravam títulos e direitos creditórios de empresas vinculadas a sócios ou pessoas próximas, sem lastro econômico real.

A PGR indicou que, no prazo de 60 dias, a PF deverá entregar relatório final com provas e possíveis indiciamentos, salvo eventual pedido de prorrogação. Há ainda a possibilidade de Toffoli devolver o caso à primeira instância da Justiça, de onde veio, já que o processo chegou ao STF devido ao suposto envolvimento de um deputado com foro privilegiado.

Cronograma dos depoimentos

26 de janeiro – videoconferência

  • Dário Oswaldo Garcia Junior, diretor financeiro do BRB
  • André Felipe de Oliveira Seixas Maia, diretor de empresa investigada
  • Henrique Souza e Silva Peretto, empresário
  • Alberto Felix de Oliveira, superintendente-executivo de tesouraria do Banco Master

27 de janeiro – presencial e videoconferência

  • Robério Cesar Bonfim Mangueira, superintendente de operações financeiras do BRB – presencial
  • Luiz Antonio Bull, diretor de riscos, compliance, RH e tecnologia do Banco Master – presencial
  • Angelo Antonio Ribeiro da Silva, sócio do Banco Master – videoconferência
  • Augusto Ferreira Lima, ex-sócio do Master – presencial

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias