Menu
Terça, 03 de fevereiro de 2026

Lula e Trump acertam visita presidencial a Washington após telefonema

Diálogo de 50 minutos tratou de segurança internacional, economia e cooperação bilateral.

26 de jan 2026 - 17h:08 Créditos: Redação
Crédito: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone nesta segunda?feira (26) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A ligação, que durou cerca de 50 minutos, abordou temas da agenda bilateral e internacional, e resultou no acordo para uma visita de Lula a Washington, cuja data será definida após as viagens do presidente brasileiro à Índia e à Coreia do Sul, em fevereiro.

Durante o telefonema, Lula e Trump trocaram impressões sobre a evolução econômica de seus países, com o mandatário norte?americano destacando que o crescimento das economias de Brasil e Estados Unidos é positivo para a estabilidade da região.

Diplomacia global e segurança

No diálogo, os presidentes também debateram a proposta americana de criação de um “Conselho da Paz” — um órgão internacional pensado para mediar conflitos. Lula condicionou a participação do Brasil, sugerindo que o colegiado seja focado apenas na questão da Faixa de Gaza e inclua representação palestina, além de defender uma reforma abrangente da Organização das Nações Unidas (ONU), com ampliação do número de membros permanentes no Conselho de Segurança.

Ainda não houve confirmação oficial do governo brasileiro sobre a adesão ao novo conselho proposto pelos EUA.

Outras pautas

Além dos temas geopolíticos, Lula aproveitou a conversa para reforçar uma proposta já encaminhada ao Departamento de Estado dos Estados Unidos em dezembro de 2025, focada no fortalecimento da cooperação bilateral no combate ao crime organizado, incluindo medidas contra lavagem de dinheiro e tráfico de armas, bem como o intercâmbio de dados financeiros. O plano foi recebido de forma positiva por Trump, conforme divulgado pelo Palácio do Planalto.

Os presidentes também discutiram a situação na Venezuela, com Lula ressaltando a necessidade de manter a paz e a estabilidade na região e de trabalhar pelo bem?estar da população venezuelana.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias