Menu
Segunda, 02 de fevereiro de 2026

Prouni abre inscrições com mais de 6,8 mil bolsas em MS

Inscrições seguem abertas até quinta-feira (29) e exigem nota do Enem.

26 de jan 2026 - 09h:04 Créditos: Redação
Crédito: Shutterstock

O Programa Universidade para Todos (Prouni) abre, nesta segunda-feira (26), o período de inscrições para o primeiro semestre de 2026. Os interessados podem se candidatar até quinta-feira (29). Em Mato Grosso do Sul, são oferecidas mais de 6,8 mil bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior.

As oportunidades estão divididas entre bolsas integrais, que custeiam totalmente a mensalidade, e bolsas parciais, com abatimento de 50%. No estado, 3.230 vagas são para bolsas integrais, enquanto 3.591 são parciais. Campo Grande concentra a maior oferta, reunindo 4.545 bolsas, sendo 1.945 integrais e 2.600 parciais.

Entre as graduações com maior número de vagas disponíveis em Mato Grosso do Sul, o curso de Administração lidera, com 683 bolsas. Na sequência aparecem Ciências Contábeis, com 512 oportunidades, e Investigação e Perícia Criminal, que soma 475 vagas. Também há destaque para cursos como Criminologia, Gastronomia, Engenharia de Software, Fotografia, Logística, Relações Internacionais e Ciência da Computação.

Para participar da seleção, é obrigatório ter concluído o ensino médio e ter realizado o Enem em 2024 e/ou 2025, com média mínima de 450 pontos nas provas objetivas e nota diferente de zero na redação. Não podem se inscrever candidatos que participaram do exame como treineiros. Para fins de classificação, será considerada a edição do Enem em que o estudante obteve a melhor pontuação.

O edital estabelece ainda critérios relacionados à trajetória escolar e à renda familiar. Podem concorrer estudantes que cursaram o ensino médio total ou parcialmente em escola pública, ou em instituição privada na condição de bolsista. Pessoas com deficiência e professores da rede pública também estão entre os públicos contemplados, sendo que, neste último caso, a exigência de renda não se aplica para cursos de licenciatura e pedagogia.

No caso das bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal por pessoa deve ser de até 1,5 salário mínimo. Já para as bolsas parciais, o limite é de até 3 salários mínimos por pessoa.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias