Menu
Sábado, 21 de dezembro de 2024

Bolsonaro levanta suspeita sobre efeitos colaterais de usar máscaras

Ele citou um estudo da universidade dos EUA

26 de fev 2021 - 15h:07 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (25), sem apresentar nenhuma prova, que começaram a aparecer efeitos colaterais do uso de máscaras na proteção contra a Covid-19.  

Ele citou um estudo de "uma universidade alemã", sem especificar qual, que apontaria a proteção como prejudicial a crianças, com uma série de efeitos adversos.

A declaração, feita durante transmissão ao vivo pela internet, ocorreu no dia em que o Brasil registrou o recorde de mortes em um dia e superou a marca dos 250 mil óbitos por conta da pandemia da doença.  

O país enfrenta ainda um grande colapso do atendimento hospitalar em diversos estados brasileiros.  

“Pessoal, começaram a aparecer estudos aqui, não vou entrar em detalhe, né?, sobre o uso de máscaras. Que, num primeiro momento aqui uma universidade alemã fala que elas são prejudiciais a crianças, e levam em conta vários itens aqui, como irritabilidade, dor de cabeça, dificuldade de concentração, diminuição da percepção de felicidade, recusa em ir para a escola ou creche, desânimo, comprometimento da capacidade de aprendizado, vertigem, fadiga... Então começam a aparecer aqui os efeitos colaterais das máscaras, tá ok?", declarou o presidente.

Bolsonaro disse que não entraria em mais detalhes sobre a questão porque, segundo ele, "tudo desagua em crítica" contra ele.  

E sinalizou mais uma vez ser contrário ao uso das máscaras, apesar de o equipamento ser recomendado pelo Ministério da Saúde contra o novo coronavírus.


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias