TRAJETÓRIA DA SANESUL
A SANESUL, começou sua trajetória no território nacional com o advento da aprovação da Lei 13.303/2016 (Lei das Estatais) pelo Governo Federal, por meio do qual permitiu essa empresa à instituição da comissão interna para estudar os impactos e elaborar propostas para a melhoria do desenvolvimento humano. Em 2017, Iniciaram seus estudos e propostas para ajustes nas estruturas da Companhia para adequação às diretrizes nacionais de abastecimento urbano. No ano de 2018 foi feito a elaboração do seu estatuto aliando-o com o anseio populacional da região sul-mato-grossense.
Com isso, em 2019 dentre as ações que foram realizadas para coadunar com as diretrizes nacionais, destacam-se, a introdução da Composição Conselho de Administração com o Membro Independente do CA e Membro representante dos empregados; Composição Conselho Fiscal; Composição Diretoria Executiva conforme a Lei n° 13.303/2016; Atualização do Estatuto Social conforme a Lei n° 13.303/2016; Aprovação do Código de Conduta e Integridade da Sanesul; Treinamento específico, aos administradores, conselheiros e membros de comitês.
PROJETOS RECENTES
Em 2020, a nomeação da Assessoria responsável pela verificação de cumprimento de obrigações e de gestão de riscos, para melhorar a vida das pessoas usuárias do serviço de saneamento básico(esgoto) da cidade de Dourados.
Madson Valente, Gerente, regional da SANESUL, enfatiza que:
“São melhorias que asseguram a qualidade do serviço de abastecimento. A empresa organizou a equipe com equipamentos e máquinas para acelerar o trabalho e finalizar dentro do prazo estabelecido”
A Moradora, Nilze Ferreira Silvestre, diz que mora num determinado local que outrora não tinha esgoto, que foças transbordavam na rua, etc. E que a partir da nova administração dada pela empresa de esgoto (SANESUL) foi capaz de canalizar água e reduzir os impactos negativos da ausência de políticas públicas, das quais entendeu ser positiva para a população local.
Insta salientar que são aproximadamente 85% da população da cidade de Dourados/MS tem acesso à rede de esgoto, atendendo mais de 15 mil famílias, com as recentes obras de saneamento.
As obras são patrocínio do Governo Federal com mais de 47,3 milhões de reais investidos em obras feitas pela SANESUL. O resultado disso é a coleta de 100% dos esgotos a fim de tratamento.O Presidente da República, Jair Bolsonaro, afirma não medir esforços para atender os anseios de todos. Em caso, à população de Dourados/MS.
Nesta mesma linha, o Ministro do Desenvolvimento Regional, afirmando que tais obras são um sonho a ser alcançado pelo Brasil, que é a melhoria de vida para os habitantes, diminuindo a pressão sobre o sistema de saúde pública, fazendo da cidade de Dourados/MS ser um espelho para todo o Brasil.
Recentemente informou a população de Dourados/MS a respeito da interligação importante na rede existente de abastecimento de água. O qual está sendo interligados mais dois Tanques de Alimentação Unidirecional – TAUs, que atuam na segurança da rede de distribuição de água quando ocorrem paradas não programadas. O objetivo é gerar maior segurança ao sistema existente de água tratada na cidade.
Os bairros que terão intermitência são:
“Jardim Canaã I, Estrela Rory, Parque Residencial Pelicano, Jardim Carisma, Jardim Maipu, Jardim Maracanã, Jardim Leste, Jardim Guarujá, Jardim Yoshikawa, Jardim Brasília, Santa Clara, Vila Cuiabá, Vila Ubiratan, Vila Guarani, Jardim Márcia, Terra Dourada, Jardim Marília, Vila Rubi, Eucaliptos, Estrela do Leste, Jardim São Cristovão, Ponte Branca, Parque das Nações I e II Jardim Londrina, Jardim do Bosque, Vila São Brás, Vila Valderez, Vila Mariana, Jardim Joque Cluble, Santa Edwirges, Residencial Jatey, Estrela Verá, Jardim Santa Felicidade, Jardim Iriê, Izidro Pedroso, Parque dos Coqueiros, Terra Roxa I e II, Parque dos Jequitibás, Colibri, Harrison Figueiredo I e II, Dioclécio Artuzzi I e II, Residencial Idelfonso Pedroso, Jardim Guaicurus, Esplanada, Residencial Vival dos Ipês, Dubai I e II e imediações destes bairros”