Menu
Sábado, 19 de junho de 2021

Paciente recebe pulmão infectado por covid-19 e morre

Ambos inicialmente haviam testado negativo para a doença

26 de Fev 2021 - 15h:23 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

Em Michigan, nos Estados Unidos, uma mulher, de 61 anos, morreu em virtude da covid-19 dois meses após receber o transplante de um pulmão infectado.

No começo ambos testaram negativo para o coronavírus. O cirurgião que ficou responsável pelo cuidado com o pulmão testou positivo para a doença.  

Trata-se do único caso confirmado de infecção adquirida por transplante, porém de segundo o diretor do serviço de doenças infecciosas de transplantes da Michigan Medicine, Daniel Kaul, a ocorrência alerta para a necessidade de testes mais rigorosos em órgão transplantados como o recolhimento de amostras da parte interna do pulmão.

A doadora do órgão morreu em virtude de uma lesão cerebral após sofrer um acidente de carro. Já a paciente que recebeu o pulmão sofria de uma doença pulmonar obstrutiva crônica.

Três dias após a cirurgia, a paciente receptora do órgão apresentou febre e exames apontaram diagnóstico de infecção pulmonar.  

O quadro se agravou e a paciente apresentou choque séptico. Após a situação, a equipe médica decidiu realizar um novo teste para o vírus, o qual apresentou resultado positivo.  

Em dúvida sobre a origem da infecção, os médicos realizaram exames mais profundos com fluidos do órgão e também detectaram a presença da covid-19.  


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias