Vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, vai se filiar ao PSD (Partido Social Democrático) nesta semana. A informação foi confirmada pelo presidente estadual da sigla e senador, Nelsinho Trad, durante a noite desta segunda-feira (25).
A assinatura da filiação está prevista para a próxima quinta (28) e conta com o aval do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab.
Segundo apurou a reportagem, Barbosinha deixa o PP (Progressistas) para disputar novamente o cargo de prefeito em Dourados, município situado a 251 quilômetros de Campo Grande. Em 2020, o vice-governador chegou a obter 31.650 votos nas urnas. O PP, por sua vez, apoiará o atual gestor Alan Guedes, que busca a reeleição.
No âmbito estadual, o PSD está alinhado com o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira). Recentemente, a aliança tornou-se manchete após Trad retirar a pré-candidatura da sigla em Campo Grande para apoiar a candidatura tucana, composta pelo deputado federal Beto Pereira. O cargo seria ocupado pelo deputado estadual Pedro Pedrossian Neto.
Em resposta a troca, o senador citou que o partido está em processo de reestruturação. "[...] Esse foi o melhor caminho para o PSD na Capital. Repetindo todas as vezes em que fizemos alianças com o PSDB e já remonta 20 anos, quando eles indicaram minha vice a Marisa Serrana. O caminho que o PSD está concorrendo é o mesmo de muito tempo atrás e que só deu certo", disse Nelsinho.