O brasileiro não tira o olho da tela do celular. E quem diz isso é o levantamento do Electronics Hub, apontando que das 16 horas que passamos acordados, gastamos 9 horas e 32 minutos para dar uma olhada na tela do smartphone ou computador. Cerca de 57% do tempo de uso no dispositivo. Resultado está atrás apenas da África do Sul, que fica mais tempo (58%), ou 9 horas e 38 minutos, em cima da tela do celular ou do computador.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ Leia as últimas notícias de Tecnologia
O estudo também mostra que os filipinos passam cerca de um terço do dia (32,5%) usando seus smartphones, com o Brasil, com 31,5% e África do Sul (31,5%) chegando perto no tempo de uso.
Ainda no Brasil, a pesquisa mostra que o uso de smartphone cresceu 45% entre 2019 e 2021 e os responsáveis por prender o usuário na tela do celular estão o consumo de redes sociais e serviços de streaming -- onde 64% das pessoas que têm celular, assinam um dos serviços disponíveis no país. O brasileiro gasta em média 4 horas para rolar feeds nas redes sociais Instagram, TikTok e Facebook.
Os usuários de PC (computador pessoal) da África do Sul ficam mais tempo online, um quarto do dia (26,7%) do tempo que estão acordados. Já na Arábia Saudita, o tempo de tela chega a 11,5% do dia.
O Japão, que é conhecido por ser um país com alta tecnologia, onde é um dos principais celeiros mundiais de novidades do tipo, tem o tempo de tela inferior entre todos os países pesquisados, onde os japoneses gastam 21,7% -- ou três horas e 45 minutos -- do dia de olho nas telas dos dispositivos eletrônicos.
Brasil é o segundo pais que mais consome redes sociais
O relatório traz também o tempo gasto de tela nas redes sociais e o Brasil figura na segunda posição entre os usuários que mais usam tempo de tela nas redes.
Africa do Sul segue na liderança do tempo de tela com 22,5% dos dias dedicados a navegar nas redes sociais, por causa do reflexo do crescimento do uso da internet, que já alcança a metade daquele país. O Brasil vem logo atrás, com 22,3% no tempo de tela dedicado as redes sociais.
O Japão segue na lanterna entre os países que menos gastam tempo de tela navegando nas redes sociais, chegando a 4.9%. O país asiático tem uma baixa taxa de penetração de mídia social, chegando a 65%, que pode ser atribuída ao alto número de envelhecimento da população.
São 4,46 bilhões de pessoas ativas nas redes sociais, ou 59% da população, usam redes sociais.
Arábia Saudita e Tailândia têm as maiores taxas de tempo de tela para videogames
O levantamento da Electronics Hub apontou também que a Arábia Saudita (11,5%) e a Tailândia (10,3%) são os países com o maior tempo de tela para videogames no mundo. Segundo levantamento do governo árabe, 89% da população joga ativamente.
Por outro lado, a Tailândia é um dos maiores mercados de videogames da Ásia, com cerca de 250 milhões de jogadores em todo o país.
Ranking global de tempo de uso de tela (em inglês):
A Electronics Hub tirou os dados da pesquisa Digital:2023 Global Overview Report, da DataReportal e o levantamento foi a partir do tempo de tela de usuários entre 16 a 64 anos em 45 países.